Remédio promete reverter efeitos do Mal de Alzheimer

0
3627
Pixabay
Pixabay

Uma pesquisa feita na Universidade de Calgary, no Canadá, descobriu um remédio que promete reverter os efeitos do Mal de Alzheimer, uma doença degenerativa, hoje incurável, que atinge cerca de 35 milhões de pessoas em todo o mundo e aproximadamente 1,2 milhão no Brasil.

Outra descoberta importante do grupo de pesquisadores, liderada pelo dr. Wayne Chen, é que limitar o tempo de abertura de um canal chamado receptor de rianodina, que atua como uma porta de entrada para células localizadas no coração e no cérebro, reverte e previne a progressão da doença de Alzheimer. Os testes, por enquanto, foram feitos em animais, mas os resultados, segundo os pesquisadores, são bastante animadores.

Professor Wayne Chen, coordenador da pesquisa na Universidade de Calgary – Foto – Divulgação UC

Nos animais, conforme revelaram os pesquisadores, o efeito da droga foi simplesmente notável: após um mês de tratamento, a perda de memória e deficiências cognitivas desapareceram. Os resultados da pesquisa feita pelos canadesenses foram publicados recentemente na revista  Cell Reports.

Leia também:

Música ameniza sintomas da doença de Alzheimer

Exame detecta Alzheimer com 20 anos de antecedência

Startup busca diagnóstico precoce de Alzheimer com Inteligência Artificial

Pesquisas anteriores mostraram que a progressão da doença de Alzheimer é conduzida por um ciclo vicioso da proteína amilóide β (Aβ) induzindo hiperatividade no nível dos neurônios. No entanto, o mecanismo por trás disso não foi totalmente compreendido nem havia tratamentos eficazes para interromper o ciclo.

“Efeito incrível”

A equipe do professor Chen usou uma parte de uma droga existente recomendada para pacientes cardíacos, o carvedilol, para tratar ratos com sintomas de Alzheimer. “Nós os tratamos por um mês e o efeito foi incrível”, contou o professor Chen, acrescentando que o medicamento foi eficaz em reverter os principais sintomas da doença de Alzheimer. 

A próxima etapa da pesquisa são os ensaios clínicos, que representa a realização dos testes em seres humanos. Embora os pesquisadores canadenses considerem os dados da descoberta muito promissores, eles ressaltam que os resultados finais ainda vão demorar.

——-

Ajude o Boas Novas a espalhar boas notícias. Seja um dos nossos assinantes.

Você também pode ajudar o Boas Novas a espalhar conteúdo positivo comprando algum produto na nossa lojinha BN.

Com GNN

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here