Quer uma boa colheita? Preste atenção nas fases da lua

0
67669

Primeiro dia da lua minguante é assim: muito movimento aqui no quintal de casa. É terra para cá, terra para lá, mudas por todos os lados, esterco que não acaba mais. Esse é melhor momento pra plantar. Quem garante é o nosso velho Osvaldo.

Papai conta que na minguante as plantas que crescem da terra para fora minguam e aquelas que crescem de fora para dentro vigoram. Será mesmo?

Vamos ver o que diz a ciência: “Nessa fase, a planta, ao germinar, primeira força o enraizamento, demorando mais a nascer. Como o crescimento é lento, o porte é menor, ao contrário das raízes, que ficam mais desenvolvidas, isso porque concentram a maior quantidade de seiva”. Ponto para o nosso velho pai.

E se a gente quiser que as folhosas, como a couve, cebolinha, salsa, almeirão, alface e a rúcula – essa, a queridinha aqui de casa – fiquem lindas, macias e viçosas? Aqui, o melhor é plantar na lua nova. Nessa fase, a seiva, que é considerada o sangue da planta, concentra-se mais no caule, para, na sequência, seguir em direção aos ramos.

E já que a gente citou duas fases, vamos à crescente e à cheia.  Na lua crescente a seiva está presente em maior quantidade no caule, nos ramos e nas folhas. Época boa para plantar tomate, pimentão, jiló, quiabo, berinjela, feijão pepino, abóbora, milho, arroz, feijão e outras, sejam frutíferas, legumes ou cereais. Boa também para o enxerto e poda, isso se você quiser uma brotação rápida.

Agora, se você quer plantar repolho ou couve-flor, faça isso nos primeiros dias da lua cheia. Isso porque rapidamente ela passa a sofrer o efeito da minguante. Esses primeiros dias também são ótimos para o plantio de flores, pois a seiva estará concentrada nos ramos e nas folhas.

Ah, sobre as fases dessa lindeza, sou a própria “lua adversa”. Talvez por ser geminiana. Vai saber. Com a palavra, Cecília Meireles:

“Tenho fases, como a lua. 
Fases de andar escondida, 
fases de vir para a rua… 
Perdição da minha vida! 
Perdição da vida minha! 
Tenho fases de ser tua, 
tenho outras de ser sozinha.

Fases que vão e vêm, 
no secreto calendário 
que um astrólogo arbitrário 
inventou para meu uso.

E roda a melancolia 
seu interminável fuso!

Não me encontro com ninguém 
(tenho fases como a lua…) 
No dia de alguém ser meu 
não é dia de eu ser sua… “
E, quando chega esse dia, 
o outro desapareceu…”

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here