O poder mágico da música no tratamento do Alzheimer

0
4016
Ex-bailarina com Alzheimer ouve Tchaikovsky e reação emociona o mundo. Foto - reprodução youtube
Ex-bailarina com Alzheimer ouve Tchaikovsky e reação emociona o mundo. Foto - reprodução youtube

O vídeo abaixo está circulando pelas redes sociais e emocionando o mundo. A espanhola Marta. C. Conzáles, que chegou a ser a primeira bailarina do Ballet de Nova York na década de 60, foi afetada pelo mal de Alzheimer. Ao ouvir um trecho do balé Lago dos Cisnes, do compositor russo Piotr Ilitch Thaikovski, a artista parece ter sido acionada por um botão mágico e começa a relembrar, mesmo estando numa cadeira de rodas, os movimentos da peça que ela dançou várias vezes ao longo da vida vida.

Vídeo foi feito pela organização Música para Despertar, uma startup espanhola que usa a música no tratamento de pessoas com algum tipo de demência. Marta faleceu ano passado e o vídeo só foi divulgado recentemente para relembrar o aniversário de sua morte.

“Foi algo absolutamente impressionante”, contou Pepe Olmedo, diretor da startup, em entrevista a um jornal espanhol. Segundo ele, funcionários foram até a casa de repouso onde a ex-bailarina vivia e todos se surpreenderam com sua reação ao ouvir Thaikovski. Na edição, foram intercaladas imagens de Marta dançando o Lago dos Cisnes, ampliando a carga de emoção.

Efeitos comprovados

Uma pesquisa feita pelo departamento de gerontologia da Universidade de São Paulo (USP) demonstrou a musica ameniza no paciente sintomas relacionados à demência, como agitação, além de proporcionar mais qualidade de vida ao cuidador, especialmente se ele (ou ela) for o cônjuge.

A neurociência também já descobriu que as as últimas áreas a desaparecer no cérebro danificadas pelo Alzheimer são as responsáveis ​​pela memória musical e pela capacidade de sentir emoções. Pacientes acometidos pela doença que usam a música como um tratamento complementar apresentam resultados positivos na agitação e ansiedade, no humor, no estado físico e fisiológico, na socialização.

De acordo com a startup Música para Despertar, os efeitos da música fazem o paciente com alguma demência “acordar” momentaneamente, as emoções intensas voltam, uma linguagem mais coerente retorna, as memórias de uma vida inteira voltam e, o mais importante, o sentimento de autonomia retorna.

O vídeo da bailarina relembrando a coreografia que dançou ao interpretar o ‘Lago dos Cisnes’ foi compartilhado pelo ator espanhol Antonio Banderas, o que contribuiu para que as visualizações aumentassem. “Que essas imagens sirvam como um reconhecimento de sua arte e de sua paixão”, escreveu o ator.

A startup Música para Despertar quer ampliar o uso da música para ajudar no tratamento de pessoas com alguma demência e pretende levar o projeto para outros países, inclusive para o Brasil. Para usar a música como um tratamento complementar, a empresa entrevista familiares para identificar quais as canções acompanharam o paciente ao longo da vida.

——-

Ajude o Boas Novas a espalhar boas notícias. Seja um dos nossos assinantes.

Você também pode ajudar o Boas Novas a espalhar conteúdo positivo comprando algum produto na nossa lojinha BN.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here