Qual o melhor destino para quem quer viajar e comer? Minas Gerais

0
324
Deliciosos pratos da culinária mineira. Foto - redes sociais
Deliciosos pratos da culinária mineira. Foto - redes sociais

Um recente estudo divulgado pelo Ministério do Turismo revelou que Minas Gerais é o destino preferido para quem gosta de aliar a viagem com a boa mesa. O Estado se destacou como líder para quem quer viajar e comer, segundo pesquisa realizada pelo renomado Guia Viajar Melhor em colaboração com a Travel Media PR, que analisou as preferências dos turistas no segmento de turismo gastronômico.

O levantamento, que ouviu a opinião de 2.155 pessoas através das redes sociais e grupos de viagens, posicionou Minas Gerais no topo da lista de destinos para viagens gastronômicas. A diversidade e o sabor característico da cozinha mineira contribuíram significativamente para esse reconhecimento, conforme destacado pelo Guia Viajar Melhor.

Em setembro de 2023, durante o 2º Prêmio Excelência Turística Destino Digital, Minas Gerais foi agraciada com o primeiro lugar na categoria gastronomia. O reconhecimento, promovido pela The Data Appeal Company e divulgado pela Agência Minas, site de notícias do governo de Minas, ressaltou a importância da culinária mineira, que ganha destaque globalmente.

Os Sabores Marcantes de Minas Gerais

O Guia Viajar Melhor compilou uma lista dos preparos mineiros mais mencionados pelos viajantes, incluindo queijo, doce de leite e pão de queijo, além de pratos emblemáticos como frango com quiabo, leitão a pururuca, tutu, feijão tropeiro e vaca atolada. Essas iguarias conquistaram não só os brasileiros, mas também os visitantes estrangeiros, razão pela qual Minas foi escolhido o melhor estado para viajar e comer.

O queijo artesanal de Minas é reconhecido como patrimônio imaterial brasileiro pelo IPHAN e busca agora sua inclusão na lista de Patrimônio Imaterial da Humanidade pela UNESCO. A culinária é tão importante no estado que o Dia da Gastronomia Mineira é comemorado em 5 de julho, e há uma ampla variedade de rotas turísticas dedicadas à culinária local.

Belo Horizonte se destaca como epicentro gastronômico, oferecendo roteiros como ‘Degustando BH’ e ‘Mercado Central de BH com uma Chef de Cozinha’. Além disso, há experiências em Munhoz, com o ‘Sabor da Roça’, e roteiros de cervejas e cachaças em diversas cidades.

Os turistas podem desfrutar de roteiros específicos para degustar o famoso queijo mineiro, como as rotas em Sacramento, Rio Acima, São Roque de Minas e Vargem Bonita. Há ainda opções para explorar fazendas de café, azeite, frutas, embutidos e quitandas mineiras, proporcionando uma experiência gastronômica completa.

Gosta de viajar e boa comida? Minas Gerais espera por você.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here