Exame detecta Alzheimer com 20 anos de antecedência

0
2845
Pixabay
Pixabay

Cientistas da Universidade de Lund, na Suécia, conseguiram desenvolver um exame de sangue que pode diagnosticar o Mal de Alzheimer com até 20 anos de antecedência. Nos testes, que foram feitos também nos Estados Unidos e na Colômbia, o índice de acerto foi de 98%.

De acordo com a comunidade médica, identificar com antecedência o Alzheimer é extremamente importante, uma vez que o tratamento, na fase inicial, pode aliviar os sintomas da doença e até mesmo retardar o seu avanço, uma vez que ainda não há cura para o mal.

O estudo foi feito com 1.402 pacientes divididos em três grupos e concluiu que é possível usar este teste de sangue para analisar o biomarcador – a proteína fosfo-tau2017, considerada a maior culpada pelo Alzheimer – como forma eficiente de detectar a doença.

De acordo com os cientistas, os níveis dessa proteína são muito elevados durante os estágios iniciais da doença, sete vezes mais do que normal, o que permite que ela seja identificada no exame de sangue. A proteína tau2017 se acumula no fluido espinhal de pacientes com Alzheimer antes de desenvolverem sintomas. E esse acúmulo prevê com precisão a formação das placas prejudiciais que desencadeiam a morte das células cerebrais.

Os resultados da pesquisa foram divulgados na Conferência Internacional da Associação de Alzheimer e publicados na revista “JAMA” .

Barato e eficiente

Pixabay
Pixabay

Segundo o cientista Oskar Hansson, coordenador da pesquisa, muitas pessoas com Alzheimer não são diagnosticadas corretamente e, por isso, não recebem o tratamento adequado.

O novo teste pode substituir exames e testes caros no líquido espinhal, que hoje são as únicas maneiras de detectar a proteína antes que os problemas de memória comecem. Dados de entidades médicas apontam que 35 milhões de pessoas sofrem de Alzheimer no mundo;

Em entrevista ao jornal “The New York Times”, o pesquisador da Universidade da Califórnia, Michael Weiner, disse que o exame de sangue conseguiu mostrar “com muita precisão quem tem a doença no cérebro, incluindo pessoas que parecem não ter Alzheimer”.

Relacionadas

Startup busca diagnóstico precoce de Alzheimer com Inteligência Artificial

Música ameniza sintomas da doença de Alzheimer

Pesquisa colombiana promete avanços na cura do Alzheimer

Embora não tenha participado da pesquisa, ele observa: “Não é uma cura, não é um tratamento, mas você não pode tratar a doença sem poder diagnosticá-la. E o diagnóstico preciso e de baixo custo é realmente emocionante, por isso é um avanço.”

No Brasil, de acordo com dado de 2017 do Ministério da Saúde, estima-se que 1,1 milhão de pessoas tenham Alzheimer. O estudo ainda não foi completamente concluído, mas os pesquisadores acreditam que os testes para detectar a doença possam estar disponíveis em até três anos.

Com informações do NYT e JN

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here