Onça-parda atropelada recebe tratamento no Zoo de BH e será devolvida à natureza

0
183
Onça-parda foi tratada pelo Zoológico de Belo Horizonte e será devolvida à natureza. Foto - Suziane Brugnara - PBH
Adicionar novo post ‹ Boas Novas — WordPress

Uma história de superação: Uma jovem onça-parda (Puma concolor), símbolo da rica fauna brasileira e classificada como ameaçada de extinção, foi encontrada vítima de atropelamento próximo a uma rodovia em Campos Altos, no Alto Paranaíba, em Minas Gerais. O animal, resgatado com o apoio de diversas instituições, incluindo o Corpo de Bombeiros, Ibama, IEF e Waita – Instituto de Pesquisa e Conservação, recebeu tratamento especializado no Hospital Veterinário da Universidade de Uberaba (Uniube).

Diante de uma fratura no osso da coxa da pata traseira esquerda, a onça-parda passou por uma cirurgia ortopédica de alta complexidade. Com o sucesso do procedimento, o Centro de Triagem Animal de Animais Silvestres (Cetas) do Ibama/IEF buscou o Zoo de BH para abrigar o felino durante sua reabilitação.

Ao chegar ao Zoo de BH, a onça foi submetida a avaliação médico-veterinária e comportamental pela equipe especializada da instituição. Durante a quarentena, o animal permaneceu em um recinto especial, fora da área de visitação pública, recebendo cuidados e monitoramento constante por veterinários, biólogos e zootecnistas. O objetivo principal era garantir sua recuperação completa e preservar seus instintos naturais para uma futura reintrodução ao seu habitat.

O Zoo de BH trabalha incansavelmente para garantir o bem-estar animal sob seus cuidados, utilizando técnicas específicas que simulam os comportamentos da espécie na natureza. Esse trabalho é crucial para a conservação da biodiversidade, pois permite a reinserção de animais ao seu habitat natural ou, quando isso não é possível, prepara seus filhotes para essa reintrodução, aumentando as chances de sucesso em programas de reintrodução de espécies.

Retorno para casa

A equipe do Ibama será responsável por reintroduzir a onça-parda em seu habitat natural, próximo ao local onde foi encontrada. A escolha do local considera diversos fatores para garantir a segurança e o bem-estar do animal. A cirurgia bem-sucedida e a evolução positiva da onça, que se mantém arredia ao contato humano, indicam um retorno promissor à natureza.

O Zoo de BH atua como referência na reabilitação da fauna ameaçada em Minas Gerais e no Brasil, recebendo animais vítimas de atropelamentos, tráfico ilegal e perda de habitat. Além da onça-parda, o Zoo já abrigou e reabilitou centenas de aves, lobos-guarás e outras espécies silvestres.

A história da onça-parda é um exemplo inspirador da colaboração entre diversas instituições em prol da conservação da fauna silvestre. É a prova de que, com ações conjuntas e dedicação, é possível garantir a preservação da rica biodiversidade brasileira para as futuras gerações.

Com informações do site da Prefeitura de Belo Horizonte

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here