O exemplo de honestidade do pequeno Lucca Gabriel

0
491
Garoto Lucca Gabriel, de 10 anos, deu exemplo de honestidade ao entregar para a polícia celular que encontrou na rua. Foto - Proerd-MG - Divulgação
Garoto Lucca Gabriel, de 10 anos, deu exemplo de honestidade ao entregar para a polícia celular que encontrou na rua. Foto - Proerd-MG - Divulgação

Em um mundo muitas vezes marcado pela desconfiança e pela falta de ética, histórias de pessoas que fazem a coisa certa, mesmo quando ninguém está olhando, têm um impacto extraordinário. Uma dessas histórias vem de Patos de Minas, cidade-polo na região do Alto Paranaíba, em Minas Gerais. É a história de Lucca Gabriel, um menino de apenas 10 anos, cujo gesto simples de honestidade tocou os corações de muitos e se tornou um exemplo de integridade.

Tudo começou em um dia comum, quando Lucca estava caminhando pelo centro da cidade. Enquanto olhava ao redor, identificou um objeto brilhante na calçada. Curioso, ele se aproximou e descobriu que era um celular. Em vez de guardar o dispositivo para si mesmo, como muitos outros poderiam ter feito, Lucca tomou uma decisão surpreendente: ele decidiu entregar o celular para a Polícia Militar.

Seu gesto não passou despercebido. Os policiais ficaram impressionados com a atitude do garoto e decidiram premiar o seu gesto de honestidade. E a surpresa foi feita na escola municipal onde o garoto estuda.

A sargento Lorrane Neves, uma das policiais responsáveis pelo caso, ficou especialmente comovida com a atitude de Lucca. Ela estava presente quando o menino entregou o celular e capturou o momento em vídeo. Emocionada, ela compartilhou suas impressões sobre o incidente: “Quando Lucca Gabriel se aproximou de mim e disse que queria entregar um celular que encontrou, naquele momento eu vi que era uma ação muito valorosa e que ela precisava ser difundida.”

Lucca e a mãe , Josemarie, com policiais militares. — Foto: Polícia Militar/Divulgação
Lucca e a mãe , Josemarie, com policiais militares. — Foto: Polícia Militar/Divulgação

Exemplo valioso

Veja aqui a homenagem que o garoto recebeu da PM

Para a sargento Lorrane, que trabalha diretamente com o Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), o gesto de Lucca não apenas merecia reconhecimento, mas também serviria como um exemplo valioso, especialmente para as crianças. “Hoje, trabalho diretamente com o Proerd. A minha primeira intenção foi gravar essa ação para que atingisse o maior número de pessoas e servisse de exemplo, principalmente, para as crianças”, disse ela.

No vídeo que viralizou nas redes sociais, a sargento Lorrane pergunta a Lucca onde ele encontrou o celular e se havia alguém por perto. Com um sorriso tímido no rosto, Lucca responde que o celular estava na rua e que não havia ninguém próximo quando o encontrou. Quando questionado sobre por que ele decidiu devolver o aparelho, a resposta simples do menino tocou os corações de todos os que assistiram ao vídeo: “É o certo a se fazer”, disse ele.

A história de Lucca rapidamente se espalhou pela internet, comoveu muitos usuários das redes sociais e gerou uma onda de apoio e reconhecimento. Comentários como “Está aí o futuro do nosso país” e “Que lindeza essa criança. Com certeza é resultado de bons ensinamentos do berço, da família. O mundo precisa de mais pessoas com essa atitude” inundaram as plataformas online.

Mas a generosidade e a solidariedade não pararam por aí. Alguns usuários das redes sociais se voluntariaram para presentear Lucca em reconhecimento por sua ação nobre. E a comunidade local também se mobilizou para expressar sua gratidão ao menino.

Reconhecimento e presentes

Como resultado de sua boa ação, Lucca recebeu um novo celular, doado pela paróquia do município. Além disso, ele foi presenteado com uma cesta de chocolates e outros presentes. Mas o reconhecimento mais significativo veio na forma de uma homenagem na escola, organizada pelos policiais militares que acompanharam o caso. Lucca foi agraciado com uma medalha como símbolo do mérito de sua atitude exemplar.

Para o sargento Danilo Braga, mentor do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), o verdadeiro valor da ação de Lucca vai além dos bens materiais recebidos. Ele ressalta que, mais importante do que ganhar um novo celular ou outros presentes, é o fato de que Lucca entendeu que sua atitude é a de um bom cidadão.

“Mais positivo do que ele receber um aparelho celular, é ele entender que sua atitude é de um bom cidadão e que será referência para a comunidade escolar e que os demais colegas vão se espelhar no seu gesto”, afirmou o sargento Danilo Braga.

A história de Lucca Gabriel é um lembrete poderoso de que, mesmo nas situações mais simples e cotidianas, podemos fazer a diferença. Seu gesto de honestidade e generosidade inspirou não apenas aqueles que o conheceram pessoalmente, mas também um grande número de pessoas que ficou sabendo de sua história.

Com informações do Proerd-Minas

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here