Máscara amplifica a voz e traduz a fala em oito idiomas

0
23638
Máscara japonesa traduz a fala do usuário em oito idiomas. Fotos Donut Robotics
Máscara japonesa traduz a fala do usuário em oito idiomas. Fotos Donut Robotics

A startup japonesa Donut Robotics desenvolveu um máscara inteligente que amplifica a voz do usuário, consegue transcrever ditados e até mesmo traduzir as falas em oito idiomas diferentes. Batizada de C-Mask, o primeiro lote do produto, de cerca de 5 mil máscaras, estará disponível no mercado japonês a partir do próximo mês a um custo aproximado de 40 dólares (cerca de R$ 200).

O C-Mask foi projetado para melhorar a comunicação entre funcionários de companhias aéreas e funcionários de supermercados durante a pandemia do coronavírus. A empresa desenvolveu a tecnologia de tradução baseada em Inteligência Artificial (IA) para para ajudar os viajantes internacionais no aeroporto. 

Como a maioria dos aeroportos do país está fechada por conta do coronavírus, a empresa decidiu aplicar seu software a máscaras para que os trabalhadores da indústria e os prestadores de serviços de saúde pudessem falar mais claramente por trás das barreiras protetoras de vidro e revestimentos faciais.

Conexão por bluetooth

Máscara é conectada ao telefone por bluetooth
Máscara é conectada ao telefone por bluetooth

A máscara, que é conectada por bluetooth ao telefone do usuário, é capaz de traduzir japonês para chinês, coreano, vietnamita, indonésio, inglês, espanhol e francês. Português, por enquanto, ficou de fora.

Para financiar a produção das primeiras máscaras, a Donut Robotics lançou uma vaquinha virtual num site japonês de captação de recursos no mês de junho. Com apenas 37 minutos de campanha, a empresa conseguiu arrecadar o equivalente a 265 mil dólares ( cerca de R$ 1,3 milhão).

Em julho a empresa fez outra campanha de financiamento coletivo (o valor arrecadado não foi informado) e com tudo que levantou iniciou a produção das primeiras 5 mil máscaras, que começarão a ser vendidas no Japão em setembro. A expectativa é que o produto esteja disponível nos Estados Unidos e também no Reino Unido até abril do próximo ano.

No vídeo abaixo, um representante da Donut Robotics mostra como a máscara funciona:

Relacionadas

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here