Meu cachorro rosnou para mim! E agora?

0
4276
Se o seu cachorro rosnar, tente descobrir o motivo

Muitas pessoas que têm cães ficam assustadas quando escutam seu cachorro rosnar. Seja um rosnado para outro cão ou quando ele está com um brinquedo.

Mas nem sempre o rosnado é algo ruim. Em vários casos, esse rosnado é somente parte da brincadeira. Mas como distinguir? Quando o cão emite um rosnado mais longo e contínuo, pode significar duas coisas: se afaste ou há algo que esse cão não está gostando. Porém quando o rosnado é mais curto e seguido brevemente de outro rosnado curto, significa brincadeira.

Mas, se você não conhece muito bem o cão que está rosnando ou ficou na dúvida, o ideal é se afastar ou parar de fazer o que está fazendo com o cachorro. Afinal de contas, existem outros sinais que muitas vezes deixamos passar despercebidos, como cauda, orelhas, etc…..

Rosnar = sinal de dominância?

O rosnado é uma constante. Seu cãozinho sabe falar? Não! Então, ele dá sinais de que não está gostando de algo ao rosnar por exemplo.

Se você xinga ou bate no seu cão, ele entende que o sinal que ele deu pra você (neste caso, o rosnado) não dá certo.

Dessa forma, ele terá que arranjar outra jeito de avisar você de que não gosta de algo. E agora?

Agora, você tem um cão que avança e esse sinal poucas pessoas enfrentam! Ou seja, para o seu cãozinho, deu certo morder. Você tem um cão que morde!

Caso você tenha feito algo que tenha causado o rosnado do seu cão (como, por exemplo, mexer na comida dele), não o repreenda, xingue ou bata nele. Tente mostrar a ele que não há problema em você chegar perto da comida.

Dar um petisco gostoso quando você se aproxima da comida é uma boa forma de (des) incentivar o rosnado. Faça isso gradativamente, e seu cãozinho vai adorar que você passe perto da comida dele e irá parar de rosnar!!

*****

Para ler mais dicas da Isabela Jardim, veja as outras colunas da Plataforma Pet!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira o seu comentário!
Por favor insira seu nome