Nike lança tênis inclusivo que pode ser “calçado sozinho”

0
28740
Tênis inclusivo da Nike não precisa do auxílio das mãos para ser calçado. Imagens - Nike - divulgação
Tênis inclusivo da Nike não precisa do auxílio das mãos para ser calçado. Imagens - Nike - divulgação

A empresa de produtos esportivos Nike acaba de lançar um tênis “inclusivo”, que pode ser calçado sem a ajuda das mãos, uma novidade esperada por muitas pessoas que têm dificuldades para amarrar seus sapatos. Batizado de O Nike GO FlyEase, ele tem uma dobradiça que, através de um movimento suave, permite que seja perfeitamente encaixado nos pés (veja vídeo abaixo).

Essa história começou em 2012, quando o jovem Matthew Walzer, então com 16 anos, que tem paralisia cerebral, enviou uma carta para a Nike expondo o seu drama. Apesar da deficiência, ele tinha uma vida completamente autônoma. Só não conseguia amarrar os próprios tênis.

O tênis que calça sozinho desenvolvido pela Nike. Imagem - Nike - divulgação
O tênis que calça sozinho desenvolvido pela Nike. Imagem – Nike – divulgação

“Meu sonho é ir para a faculdade de minha escolha sem ter que me preocupar com alguém que vem amarrar meus tênis todos os dias. Usei tênis de basquete Nike a vida toda. Só posso usar esse tipo de tênis, porque preciso de apoio de tornozelo para andar”, escreveu o adolescente

Ele ainda acrescentou: “Aos 16 anos, sou capaz de me vestir completamente, mas meus pais ainda precisam amarrar meus sapatos. Como um adolescente que está se esforçando para se tornar totalmente autossuficiente, acho isso extremamente frustrante e, às vezes, embaraçoso”.

Jovem Matthew Walzer inspirou a criação do tênis que pode ser calçado sozinho. Foto - arquivo pessoal
Matthew Walzer inspirou a criação do tênis. Foto – arquivo pessoal

A empresa aceitou o desafio. Tobie Hatfield, designer da Nike, que havia criado calçados para atletas paraolímpicos entrou rapidamente em contato com o adolescente para transformar o seu sonho em realidade. “Trabalhei com Matthew como faria com qualquer atleta. Foi um prazer trabalhar com ele”, contou Hatfield.

Além das expectativas

Até que conseguisse uma versão definitiva do tênis inclusivo, Hatfield mandou vários protótipos para Walzer experimentar e dar retorno. A versão definitiva, o Nike GO FlyEase, veio oito anos depois do primeiro contato com o adolescente.

Custo estimado do novo tênis é de120 dólares
Custo estimado do novo tênis é de120 dólares

“Para ser sincero, minhas expectativas eram muito baixas. Eu esperava uma carta muito educada em reconhecimento ao meu pedido. Não há agradecimentos suficientes no mundo para expressar minha gratidão eterna”, comemorou o jovem em suas redes sociais.

O novo tênis da Nike será disponibilizado para um grupo selecionado de consumidores no dia 15 de fevereiro, e para lojas de todo o mundo no final de 2021. O preço estimado, por enquanto, é bem salgado: US$ 120, o equivalente a R$ 650, valor que pode crescer muito com os impostos de importação.

——-

Ajude o Boas Novas a espalhar boas notícias. Seja um dos nossos assinantes.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here