O incrível som produzido pelo 1º “piano vegetal” do mundo

0
23741
Primeiro
Primeiro "Piano vegetal" do mundo está num parque em Ibiza, Espanha. Fotos - Jardim Biotecnológico de Ibiza

O primeiro “piano vegetal” do mundo, feito de plantas vivas, e que emite um som incrível, já existe e está num espaço público na Espanha. O “instrumento” foi criado pela startup Bioo, de Barcelona, e foi instalado no Jardim Botânico Biotecnológico de Ibiza, onde pode ser tocado por qualquer visitante.

As teclas são as plantas que, tocadas pelas mãos dos seres humanos, emitem sons e são também capazes de produzir energia. O primeiro piano vegetal do mundo utiliza plantas vivas como antenas biológicas capazes de perceber mudanças de frequência quando em contato com outros corpos.

Essa mudança de frequência se traduz em tensão, que é conduzida pelos cilindros onde são plantadas as espécies, pois são condutores naturais de eletricidade. A tensão se transforma em som e ativa a entrada de corrente da rede elétrica no circuito, dando origem a um show mágico de luz e música.

“A resposta tem sido extremamente positiva”, disse o fundador e CEO da Bioo, Pablo Vidarte, um jovem de 24 anos. ”Vários estudos mostram que o envolvimento com plantas tem um impacto positivo nos humanos de uma perspectiva emocional e psicológica”, assinala Vidarte.

“Nosso objetivo é criar uma consciência global da natureza que ajude a liderar o caminho para um futuro mais verde. É por isso que estamos tão entusiasmados em alavancar nossa tecnologia, que nos permite transformar plantas em interruptores biológicos, para criar uma experiência incrível”, acrescenta o

A Bioo, que foi apontada pelo Parlamento Europeu como uma das empresas mais inovadoras da Europa, tem como objetivo produzir eletricidade sustentável a partir da natureza. Na prática, a empresa desenvolve sistemas para a obtenção de energia elétrica a partir de matéria orgânica em solos naturais.

No vídeo abaixo, veja como funciona o piano vegetal ao simples toque de um visitante:

Possibilidades infinitas

As possibilidades da tecnologia desenvolvida pela Bioo, como explicam especialistas, são quase infinitas. As plantas podem ser utilizadas como sensores biológicos como no piano vegetal ou mesmo em uma mesa de mixagem. Suas aplicações na construção civil passam pela criação de interruptores biológicos, edifícios verdes inteligentes e sistemas de canalização de sinais.

Pode ser aplicado em áreas que vão do entretenimento à pedagogia, terapia e arquitetura de nossas cidades. A união entre natureza e tecnologia é o futuro e a próxima grande revolução tecnológica, acreditam os especialistas.

Para emitir som, basta tocar nas plantas
Para emitir som, basta tocar nas plantas; cada cilindro corresponde a uma nota musical

No caso do piano vegetal, as plantas usadas pela Bioo foram as suculentas, que costumam acumular uma grande quantidade de água. Ao longo de milhões de anos e em climas áridos em mutação na Terra, essas plantas foram selecionadas para que suas células acumulassem grandes quantidades de água em curtos períodos de chuva, para que elas pudessem sobreviver a longos períodos de seca. O exemplo mais típico de suculenta são os cactos.

Relacionadas

——-

Ajude o Boas Novas a espalhar boas notícias. Seja um dos nossos assinantes.

Você também pode ajudar o Boas Novas a espalhar conteúdo positivo comprando algum produto na nossa lojinha BN.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here