Como se eu fosse o pano e você a linha

6
452
A planta de linho, de onde é confeccionado o clássico tecido do mesmo nome. Foto - Pixabay
A planta de linho, de onde é confeccionado o clássico tecido do mesmo nome. Foto - Pixabay

O que é elegância para você? Para ser elegante a pessoa tem que, necessariamente, ter posses? Possuir um guarda-roupas lotado de grifes famosas?
Eu não acredito em nada disso. Penso que elegância vai além da roupa. Para mim, está relacionada ao modo como uma pessoa se comporta e se apresenta.
Pense em alguém que possui comportamento e atitude refinados, é bem-educada, sofisticada, charmosa, discreta e com bom gosto. Que se veste de forma adequada para diferentes ocasiões, sabe se portar com respeito em todas as situações e trata as pessoas com gentileza e cortesia. Ai está uma pessoa elegante.
Meu pai e minha mãe eram bem assim. Formavam um casal elegante. Mamãe sabia se portar em qualquer ambiente e se vestia com apuro. Era amante das roupas clássicas. Gostava de combinar saia lápis com blusas e camisas. Os cortes eram perfeitos. Talvez por isso eu goste tanto de usá-la; tenho várias. Combino com camisetas de bandas. Amo esse visual.
Ops! Abstrai aqui. Voltando ao fio da meada, Mamãe valorizava as rendas, a seda, o linho e o shantung. Esses tecidos eram a sua marca registrada.
Ainda ontem, organizando as fotos que a Lulu guarda em uma caixa linda, encontrei uma foto do Papai e da Mamãe. Ambos vestidos lindamente para uma festa. E lá estava ela, maravilhosa. Para combinar com o sorriso e com a ocasião usava uma indefectível blusa de renda preta. Para compor o visual, obviamente, uma saia lápis feita em shantung dourado. Um adjetivo para traduzir a imagem? Esplendorosa. Outro? Mamãe estava perfeita. Papai, idem.
A propósito, sobre tudo isso acredito que comportar-se e vestir-se bem vêm de berço. Papai contava que quando ainda era um rapazinho gostava de usar ternos bem cortados. Eram sempre de linho. O branco era o preferido. Vovó Libéria dedicava um bom tempo do dia para passá-lo. Deixava o conjunto impecável. O vinco, então, era uma perfeição. Mas, na hora de sair para os bailes, não dava outra. Papai amassava a fatiota. Ele nunca disse por que amassava, mas acredito que era para parecer mais informal, mais descolado e assim atrair os olhares das garotas da época.
Por falar em linho, esse tecido nunca esteve fora de moda. É atemporal. Um clássico. Brilha em todas as ocasiões. É feito de fibras. E por absorver a umidade torna-se ideal para ser usado dias mais quentes.

E ainda tem história. É uma das fibras mais antigas usadas pelo ser humano. Data de milhares de anos atrás. É, inclusive, citada nos textos bíblicos.
Por ser bastante versátil é utilizado na fabricação de uma variedade de produtos, como roupas, lençóis, toalhas, entre outros. Quem nunca sonhou em dormir o sono dos justos sobre um lençol de linho egípcio de 200 fios? Euzinha aqui vivo sonhando com isso. Mas por que 200 fios? Simples. Porque geralmente um lençol de linho de alta qualidade terá pelo menos 80 fios por polegada quadrada. No entanto, alguns lençóis de linho podem ter até 200 fios por polegada quadrada para trazer uma sensação mais luxuosa. Quanto maior o número de fios, mais macio e durável será o lençol de linho.
Além disso, o linho é considerado um material eco-friendly (ops!). Isso porque a planta de linho é de crescimento rápido e não exige o uso de produtos químicos no cultivo.
Ah, o linho também inspira canções. “A linha e o linho” é uma delas. Um clássico imortalizado na voz de Gilberto Gil:
“É a sua vida que eu quero bordar na minha
Como se eu fosse o pano e você fosse a linha
E a agulha do real nas mãos da fantasia
Fosse bordando ponto a ponto nosso dia a dia
E fosse aparecendo aos poucos nosso amor
Os nossos sentimentos loucos, nosso amor
O zig-zag do tormento, as cores da alegria
A curva generosa da compreensão
Formando a pétala da rosa, da paixão
A sua vida o meu caminho, nosso amor
Você a linha e eu o linho, nosso amor
Nossa colcha de cama, nossa toalha de mesa
Reproduzidos no bordado
A casa, a estrada, a correnteza”.
Linda a letra e a canção, né mesmo? Traduz verso a verso a história de amor bordada pelos meus pais. Dito tudo isso vou indo porque sou uma pessoa elegante e não quero lhe prender por mais tempo aqui. Você tem mais o que fazer. Até mais.

6 COMMENTS

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here