Iogurte: alimento pode ajudar prevenir diabetes tipo 2

0
102
Imagem - Pixabay
Imagem - Pixabay

O iogurte, uma opção versátil e popular em muitas dietas, agora está sendo reconhecido por um novo benefício nos Estados Unidos. A Food and Drug Administration (FDA), agência que regulamenta a eficácia e eficiência de alimentos e medicamentos nos Estados Unidos, anunciou recentemente uma decisão histórica que permite aos fabricantes de iogurte afirmarem que seus produtos podem prevenir o diabetes tipo 2. Esta mudança segue uma petição apresentada pela Danone North America, uma das principais fabricantes de iogurte do país, responsável por marcas conhecidas como Activia, Dannon e Oikos.

O iogurte tem sido há muito tempo considerado um alimento rico em nutrientes e parte integrante de uma dieta saudável. Evidências sugerem que o consumo regular de iogurte pode estar associado a um menor risco de desenvolver diabetes tipo 2, conforme destacado pelo professor de nutrição e epidemiologia Frank Hu, da Harvard T.H. Chan School of Public Health, que é referência mundial em saúde pública.

Evidências Científicas

A FDA baseou sua decisão em uma revisão de 28 estudos sobre o iogurte e o risco de diabetes tipo 2. Embora as evidências sejam variadas e em alguns casos limitadas, alguns estudos demonstraram uma associação entre o consumo de iogurte e uma redução no risco de diabetes tipo 2.

Por exemplo, um estudo conduzido por Frank Hu e sua equipe em 2014, envolvendo quase 200.000 pessoas, descobriu que aqueles que consumiam duas ou mais porções de iogurte por semana tinham um risco 12% menor de desenvolver diabetes tipo 2 em comparação com aqueles que raramente consumiam iogurte. No entanto, outros estudos, como um realizado na Austrália em 2019, não encontraram uma ligação significativa entre o consumo de iogurte e a prevenção do diabetes tipo 2.

Com base em sua revisão, a FDA recomenda que os rótulos de iogurte especifiquem que o consumo regular de pelo menos duas xícaras (equivalente a três porções) por semana pode reduzir o risco de diabetes tipo 2. Embora haja incertezas, o iogurte é reconhecido por seus benefícios nutricionais, incluindo proteínas, minerais e vitaminas. Além disso, o iogurte geralmente contém uma quantidade significativa de bactérias vivas que podem ajudar na redução da inflamação e da resistência à insulina.

Escolhas Alimentares

A nova alegação de saúde aprovada pela FDA pode servir como um lembrete importante para as pessoas sobre o potencial do iogurte como uma escolha saudável. A endocrinologista da Mayo Clinic em Rochester, Minnesota, Meera Shah, destaca a importância de uma dieta equilibrada e saudável na prevenção do diabetes tipo 2.

Além do iogurte, existem outras opções alimentares e estratégias que podem ajudar na prevenção do diabetes tipo 2. A dieta mediterrânea, por exemplo, demonstrou ser eficaz na redução do risco dessa doença. Esta dieta, centrada em grãos integrais, frutas, vegetais, nozes, sementes e gorduras saudáveis, como o azeite de oliva e o peixe, pode ser adaptada às preferências individuais.

Embora o consumo regular de iogurte possa contribuir para a redução do risco de diabetes tipo 2, é importante reconhecer que não existe uma solução única para a prevenção dessa doença. Manter uma dieta equilibrada, manter um peso saudável e evitar alimentos prejudiciais são todos aspectos essenciais na promoção da saúde metabólica. O iogurte, quando consumido como parte de uma dieta saudável, pode desempenhar um papel significativo na manutenção da saúde e na prevenção de doenças.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here