Cidades Sustentáveis: Transformando Sonhos em Realidade

0
489
Smart Forest City, no México, vai abrigar cerca de 130 mil pessoas em casas acessíveis e cobertas de plantas. Imagem - redes sociais
Smart Forest City, no México, vai abrigar cerca de 130 mil pessoas em casas acessíveis e cobertas de plantas. Imagem - redes sociais

Conheça cinco cidades visionárias que transcendem os limites tradicionais do urbanismo, abraçando a sustentabilidade como seu pilar fundamental. Dos desertos áridos da Arábia Saudita às margens pitorescas do rio Krishna, na Índia, essas cidades – The Line, Telosa, BiodiverCity, Amaravati e Smart Forest City – são mais do que meros aglomerados urbanos; são testemunhos de um futuro onde a harmonia entre o ser humano e a natureza é prioridade.

Prepare-se para conhecer esses exemplos inspiradores de planejamento urbano inovador e ambientalmente consciente:

The Line, Arábia Saudita

O governo da Arábia Saudita está construindo um projeto arrojado: uma cidade sustentável estendendo-se por uma linha reta de 170 km, e apenas dois prédios de 500 metros de altura, planejada pela Neom Architects. Esta cidade linear pretende acomodar até 9 milhões de pessoas, apresentando um conceito único de apenas 200 metros de largura. Com um sistema de transporte conectando suas extremidades em 20 minutos, a cidade é apresentada como um modelo de preservação ambiental e habitabilidade.

Imagem da futurista The Line, que já começou a ser construída no deserto da Arábia Saudita. Foto - redes sociais

Para a sua construção, que já está em andamento, o investimento será de estratosféricos 500 bilhões de dólares, que é equivalente a 2,4 trilhões de reais. Não haverá carros e um trem vai levar uma pessoa de uma ponta a outra em apenas 20 minutos, segundo os idealizadores. Graças à inteligência artificial, não haverá emissões de carbono em The Line.

Telosa, Estados Unidos

Imagine uma cidade que reúna a limpeza de Tóquio, a diversidade de Nova York e os serviços sociais de Estocolmo. Essa será Telosa, o projeto visionário do bilionário Marc Lore. Projetado para cinco milhões de habitantes, aguarda financiamento de US$ 400 bilhões e a seleção do local ideal entre Nevada, Utah, Idaho, Arizona, Texas e a região dos Apalaches, nos Estados Unidos. Telosa promete ser uma metrópole sustentável, criada do zero, em um deserto americano.

BiodiverCity, Malásia

A Malásia está testemunhando a construção de BiodiverCity, uma cidade sustentável projetada pelo escritório BIG, abraçando seu propósito ecológico no próprio nome. Com mais de 1.800 hectares em três ilhas artificiais na costa de Penang, a cidade será conectada por veículos autônomos terrestres, aquáticos e aéreos. Projetada para coexistência harmoniosa entre humanos e natureza, contará com telhados verdes e espaços abertos, criando um habitat livre de emissões de transporte.

Amaravati, Índia

Às margens do rio Krishna está sendo construída a futura capital de Andhra Pradesh, batizada de Amaravati. Organizada em torno de um edifício governamental com topo de agulha, a cidade enfatiza a vegetação e a água, ocupando mais de 60% de sua área central. Com design sustentável e tecnologias de ponta, Amaravati é um marco de décadas de pesquisa em cidades sustentáveis, liderada pelo escritório Foster + Partners.

Smart Forest City, México

Próxima à conhecida Cancun, nasce a Smart Forest City, uma visão de Stefano Boeri, o renomado arquiteto italiano. Com mais de 7,5 milhões de plantas e árvores em 557 hectares, a cidade busca absorver carbono e redefinir o conceito de vida urbana. Com habitações cobertas de vegetação, pretende abrigar 130 mil pessoas e ser um modelo pioneiro de vida sustentável na cidade, baseado na rica herança maia e sua conexão com a natureza.

Leia também

Telhados de cidades europeias estão ficando “verdes”

Muralha verde na África vai gerar 10 milhões de empregos

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here