“Oscar da oncologia” fica com brasileiro de 36 anos

0
2991
O médico Pedro Henrique Isaacsson Velho recebeu o Oscar da Oncologia por pesquisa contra câncer de próstata. Foto: Leonardo Lenskij / Hospital Moinhos de Vento
O médico Pedro Henrique Isaacsson Velho recebeu o Oscar da Oncologia por pesquisa contra câncer de próstata. Foto: Leonardo Lenskij / Hospital Moinhos de Vento

O oncologista brasileiro Pedro Henrique Isaacsson Velho, de 36 anos, acaba de ganhar o “Oscar da Oncologia”, por desenvolver um novo tratamento contra o câncer de próstata.

O prêmio Career Development, entregue pela Sociedade Americana de Oncologia Clínica, é concedido aos profissionais que mais se destacam em suas áreas com pesquisas desenvolvidas para melhorar a experiência e o tratamento do paciente.

Chefe do Hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre, Pedro Henrique comemorou o prêmio que recebeu, juntamente com outras iniciativas de instituições que são referência mundial.

“Esse é um prêmio que tem 30 anos e, pela primeira vez, um hospital brasileiro foi selecionado. São 20 projetos selecionados que receberão 200 mil dólares”, contou o médico em entrevista à CNN Brasil.

Segundo ele, os recursos serão destinados ao Hospital Moinhos de Vento para serem investidos nos projetos de pesquisa em câncer de próstata. O trabalho tem a participação da Johns Hopkins Medicine International, uma das instituições de saúde mais respeitadas dos Estados Unidos.

O método

Relacionada

Teste indica câncer de próstata com precisão de quase 100%

O método coordenado pelo doutor Pedro Henrique é chamado de terapia androgênica bipolar. Consiste em aplicar nos pacientes altas doses de testosterona associadas a outra medicação já aprovada para câncer de próstata: o Radium-223.

O médico explica que o objetivo da terapia, que lhe rendeu o Oscar da Oncologia, é, ao mesmo tempo, tratar a doença e devolver a qualidade de vida ao paciente. “Nosso projeto devolve níveis de testosterona altos ao paciente de forma a tratar a doença e também melhorar a sua qualidade de vida”, assinalou.

“É uma linha de pesquisa que já temos com alguns projetos em andamento em que investimos nessa terapia com testosterona sozinha ou em combinação com outra terapias. No caso deste estudo premiado, a testosterona é usada em conjunto com uma terapia chamada Radium 223, um radiofármaco, aprovada para câncer de próstata”, contou o médico na entrevista para a CNN.

Agora no mês de junho os pesquisadores devem iniciar recrutamento de pacientes no Brasil e nos Estados Unidos, que serão submetidos à nova terapia. Serão aproximadamente 50 pessoas diagnosticadas com câncer de próstata com a apresentação de metástase (quando o câncer se espalha para outras partes do corpo).

Moinhos de Vento

Hospital Moinhos de Vento, de Porto Alegre, foi reconhecido pelo Ministério da Saúde como um dos cinco hospitais de excelência do Brasil. Ele existe desde 1927 e ante se chamava “Hospital Alemão”. O centro de oncologia existe desde 2016.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here