Amazônia: projeto busca mais proteção para a floresta

0
3941
A floresta Amazônia vista de cima. ONG quer mais proteção para a floresta. Foto - Agência Brasil
A floresta Amazônia vista de cima. ONG quer mais proteção para a floresta. Foto - Agência Brasil

A ONG NOSSAS lançou uma campanha para apresentar ao Congresso Nacional um projeto de Lei de Iniciativa Popular (Plip), que pretende ampliar a área de preservação da Floresta Amazônia. O projeto foi batizado de Amazônia de Pé.

A intenção é destinar 57 milhões de hectares de área pública da floresta tropical, que hoje é alvo de grilagem e desmatamento, para unidades de conservação (UCs), comunidades indígenas, quilombolas e tradicionais.

O objetivo é frear o desmatamento na floresta, que vem aumentando nos últimos anos. Somente entre 2020 e 2021, o desmatamento cresceu 22% na comparação com o ciclo anterior, de acordo com informações do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

A região tem cerca de 10% da biodiversidade global mas, segundo especialistas, 17% da vegetação original da Amazônia foram devastados. Os mesmos especialistas afirmam que se esse percentual chegar a 20%, os danos ao bioma serão irreversíveis.

Para que o projeto seja protocolado, é necessário que ele tenha 1,5 milhão de assinaturas, o que demanda uma mobilização nacional com envolvimento de outras 115 organizações ambientais e dois mil ativistas. Desde o lançamento do projeto, foram coletadas cerca de 70 mil assinaturas.

Lançamento da campanha Amazônia de Pé – Foto – ONG NOSSAS – divulgação

Amazônia de Pé

Relacionadas

Amazônia de pé gera economia de R$ 33 bi para Brasil

Brasileiro ama a Amazônia e quer preservação da floresta

“Estamos em 2022 e ainda temos mais de 50 milhões de hectares não destinados, apesar do reconhecimento de demanda e da ameaça de violação. Nesse projeto, damos um prazo até 2026 para as destinações, com base na emergência climática”, afirma afirma Renata Ilha, coordenadora de parcerias da campanha Amazônia de Pé.

De acordo com Renata, análises mostram que mais de 30% do desmatamento na floresta é registrado em áreas não designadas e sem informação. Por outro lado, as áreas sob os diferentes tipos de proteção funcionam como barreira à grilagem.

“Essas designações protegem, de fato, a Amazônia da destruição. Precisamos de uma floresta de pé, com sua população viva e seus direitos assegurados”, assina Renata Ilha.

A intenção da ONG NOSSAS é apresentar o projeto com as 1,5 milhão de assinaturas no início de 2023.

Com informações do site Amazônia de Pé e jornal O Globo

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here