Covid: Brasil vai começar a aplicar 4ª dose da vacina

0
2205
Imagem de DoroT Schenk - Pixabay
Imagem de DoroT Schenk - Pixabay

O Ministério da Saúde anunciou que o país vai começar a aplicar a 4ª dose da vacina contra a Covid-19 em pessoas com 50 anos ou mais e também profissionais de saúde a partir de 18 anos.

São Paulo, o Estado do país onde a vacinação está mais avançada, vai começar a aplicar essa 4ª dose já a partir de segunda-feira.

O Ministério da Saúde informa que decidiu recomendar a 4ª dose considerando a “necessidade de reforçar a imunização da faixa-etária e de trabalhadores que estão na linha de frente dos serviços de saúde, com maior risco de contaminação”.

Até então, a segunda dose de reforço contra a covid-19 estava autorizada apenas para pessoas com 60 anos ou mais, além de imunossuprimidos.

O anúncio da nova dose acontece num momento em que o Brasil enfrenta uma alta no número de casos de covid-19 e também de internações pela doença. Por conta do aumento dos casos, muitos municípios e estados estão recomendando a volta do uso das máscaras em locais fechados.

Vacinas para a 4ª dose

De acordo com o Consórcio de Veículos de Imprensa, até agora 74% da população brasileiro já tomaram duas doses da vacina. Quase 93 milhões de já tomaram ao menos uma dose de reforço contra o novo coronavírus, e 3,7 milhões tomaram a segunda dose de reforço, de acordo com os dados do consórcio.

Segundo o Ministério da Saúde, para a 4ª dose poderão ser usadas as vacinas da Pfizer, Janssen e AstraZeneca, independentemente das doses aplicadas anteriormente.

Em nota, o ministério explicou: “Uma pesquisa feita pela Universidade de Oxford, no Reino Unido, encomendada pelo Ministério da Saúde, mostrou que a combinação heteróloga para a dose de reforço, ou seja, de vacinas diferentes, é mais eficaz. Os resultados mostraram ainda que a dose de reforço pode aumentar em até 100 vezes a produção de anticorpos contra a covid-19.”

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here