Mineiro será primeiro civil brasileiro a ir para o espaço

0
2087
O engenheiro Victor Hespanha será o primeiro civil brasileiro a viajar ao espaço. Foto - arquivo pessoal

O engenheiro de produção Victor Hespanha, de 28 anos, será o primeiro civil brasileiro a ir, literalmente, para o espaço.  Ele foi sorteado para o voo da Blue Origin, empresa de turismo espacial do bilionário Jeff Bezos, da Amazon, pela Crypto Space Agency (CSA), onde comprou pela primeira fez um NFT.

A sigla NFT, em inglês, significa non-fungible token. Em tradução para português fica token não fungível. Por fungível entenda-se algo que não pode ser substituído; então, esses tokens, que são códigos eletrônicos, são únicos, insubstituíveis.

Victor pagou R$ 4 mil na NFT, que comprou como investimento. Mas, no fundo, ela acalentava o sonho de ser sorteado. Desde criança, como contou ao G1, ficava horas assistindo filmes de astronauta, espaço, foguete e olhando para o seu da capital mineira, imaginando um dia viajar para o espaço.

“Estou ansioso para realizar este sonho de infância, vai ser um marco na minha vida. Parece que estou vivendo em um filme, a ficha não caiu”, contou o engenheiro ao G1.

Missão NS-21

Victor Hespanha vai participar da Missão NS-21, junto com mais cinco passageiros. A data da viagem ainda não está definida, mas o engenheiro mineiro diz estar contando os dias para a grande aventura. Apenas o astronauta brasileiro Marcos Pontes havia realizado essa proeza, em 2006, quando viajou para a Estação Espacial Internacional (ISS).

O mineiro disse não saber muitos detalhes da viagem, mas sabe que ela vai durar 11 minutos, cinco deles na gravidade zero. “A gente vai sair da linha da atmosfera e flutuar por 5 minutos em uma cápsula em altíssima velocidade. Pelos vídeos que vi, a “janela” é grande, vai dar para ver muita coisa”, conta o engenheiro.

Victor também assinala que imaginava que viajar ao espaço era apenas coisa para bilionários. “É assustador, nunca pensei [que conseguiria], sou pessoa comum, mas estou tendo essa oportunidade incrível. Isso é para mostrar que viagem ao espaço não é só coisa de bilionário”, assinalou.

O engenheiro também contou que a família e os amigos não acreditaram quando ele recebeu a notícia de que iria para o espaço. “Quando minha família e meus amigos souberam, ficaram incrédulos. Minha mãe até chorou achando que eu ia morrer. Mas expliquei para ela que não era nada disso e rimos da situação”.

Os passageiros

Os seis passageiros que vão viajar ao espaço pela empresa de Jeff Bezzos. Foto: Divulgação/Blue Origin
Os seis tripulantes da próxima viagem da empresa de Jeff Bezos. Foto: Divulgação/Blue Origin

A CSA, empresa que sorteou uma viagem ao espaço e está bancando o seu custo, diz que tem a missão de unir a tecnologia da indústria espacial com o mercado de criptomoedas.

Em 25 de abril de 2022, ela colocou 5.555 NFTs à disposição do público e disse que um dos donos teria a chance de viajar ao espaço. Em 30 de abril, a empresa fez um sorteio e o mineiro Victor Hespanha foi o ganhador.

Junto com ele vão embarcar a blogueira mexicana Katya Echazarreta, o engenheiro e investidor Evan Dick (que fará a sua segunda viagem ao espaço), Hamish Harding, presidente da empresa de jatos executivos Action Aviation; Jaison Robinson, fundador da empresa imobiliária JJM Investments; e Victor Vescovo, cofundador da empresa de investimentos Insight Equity.

A empresa de turismo espacial de Bezos já realizou 20 viagens ao espaço, mas apenas quatro tiveram passageiros. Em julho de 2021 ele participou da primeira missão tripulada com outras três pessoas. A quarta missão tripulada aconteceu em março passado, levando também seis pessoas.

Quando Bezos fez sua primeira viagem ao espaço, o preço para um passageiro no seu foguete custava 28 milhões de dólares, o equivalente a R$ 140 milhões. Portanto, é mesmo uma viagem para bilionários e o mineiro Victor teve muito sorte em ganhar a passagem.

Com informações do G1

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here