A notícia mais esperada: vacinação contra Covid vai começar

0
1426
Enfermeira Mônica foi primeira brasileira a receber vacina contra covid; campanha nacional começa na próxima quarta. Foto - Governo de SP
Enfermeira Mônica foi primeira brasileira a receber vacina contra covid; campanha nacional começa na próxima quarta. Foto - Governo de SP

A vacinação contra a Covid-19 no Brasil, a notícia mais esperada dos últimos meses, vai começar na próxima quarta-feira, dia 20, às 10h, como informou hoje o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello. O anúncio foi feito logo após a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizar o uso emergencial das vacinas Coronavac e da Universidade de Oxford.

O Ministério da Saúde começa a distribuir na segunda-feira, dia 18, a coronavac aos estados brasileiros, que, por sua vez, vai enviar aos seus municípios. Num primeiro momento, serão enviadas cerca de 4,6 milhões de doses, suficientes para vacinar 2,3 milhões.

Mais de 1,3 milhão de doses da Coronavac ficou com o governo de São Paulo, que deu início hoje, domingo, ao processo de vacinação de parte de sua população paulista contra a covid-19.

A primeira brasileira a ser vacinada foi a enfermeira Mônica Calazans, 54 anos, que trabalha no hospital Emílio Ribas, da Universidade de São Paulo. Na sequência, profissionais de saúde do mesmo hospital também receberam a vacina.

Vacinas disponíveis

O Butantan já havia fabricado no país mais 4 milhões de doses, que vão precisar de autorização para uso emergencial por parte da Anvisa, e também serão incorporadas ao Programa Nacional de Imunização (PNI). O Instituto aguarda para esta semana a chegada ao Brasil de novos insumos da China para continuar a fabricação da Coronavac. Com esses insumos, o Butantan vai fabricar mais 11 milhões de doses.

O governo federal aguarda, para os próximos dias, a chegada ao Brasil de mais dois milhões de doses da vacina da Universidade de Oxford, vindas da China. Elas serão suficientes para vacinar mais 1 milhão de brasileiros.

O governo brasileiro comprou do Instituto Butantan 46 milhões de doses da vacina Coronavac e mais 100 milhões de doses da vacina de Oxford. Essa segunda será fabricada no Brasil e essa quantidade de doses serão entregues ao Programa Nacional de Imunização ao longo do primeiro semestre.


Você pode ajudar o Boas Novas a espalhar conteúdo positivo comprando algum produto na nossa lojinha BN.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here