Designer suíça cria sapatos e bolsas com cascas de banana

0
5702
Casca de banana é transformada em couro e dá pra fazer até sola de sapato. Foto - Sarah Harbarth - Instagram
Casca de banana é transformada em couro e dá pra fazer até sola de sapato. Fotos - Sarah Harbarth - Instagram

A banana é uma das frutas mais populares e consumidas em todo o mundo. E o que se faz com as toneladas de cascas da fruta, que aparentemente não têm nenhuma utilidade? A grande parte vai para o lixo. Mas a designer suíça Sarah Harbarth acaba de criar um tipo de “couro” com casca de banana transformando o resíduo num material sustentável.

Com o novo material, que foi batizado de kuori, Sarah já produziu sola de sapato, armação de óculos, bolsas, pulseira para relógio, capa para celular. E as possibilidades são inúmeras, com uma grande vantagem: os produtos são 100% ecológicos e compostáveis, o que representa um grande ganho para o meio ambiente.

Com o couro da casa de banana dá pra fazer também armações para óculos
Com o couro da casa de banana dá pra fazer também armações para óculos

Sarah, que é aluna do Instituto Industrial Design Basel, conta que teve a ideia de criar o couro ao observar o crescimento do consumo de banana no seu país. E, principalmente, o grande descarte de suas cascas, que vão para o lixo. Em 2019, a Suíça importou 97 mil toneladas da fruta. A casca representa um terço da banana, que descartada.

Vários produtos

No laboratório do instituto suíco, foram testados vários produtos feitos à base do kuori, o couro da casca de banana. Um experimento bem-sucedido, por exemplo, foi a produção de filamentos 3D e, por fim, um cilindro impresso em 3D.

Devido à composição de fibras da casca de banana no material, o objeto resultante tem uma estabilidade maior em comparação com o PLA. O PLA é um tipo de plástico biodegradável, feito por meio da fermentação de vegetais ricos em amido, como a beterraba, milho e mandioca.

O produto criado por Sarah Harbarth, entretanto, ainda está circunscrito ao Instituto de Design. Mas como já demonstrou que pode ser usado para a fabricação de vários produtos, a design espera que empresas se interessem em desenvolvê-lo comercialmente. E, claro, usá-lo para a fabricação de um grande número de produtos sustentáveis.

Principais produtores

No Brasil, há um grande mercado para a produção de couro à base de casca de banana. O país é o quarto maior produtor mundial da fruta, com cerca de 6,7 milhões de toneladas por ano. Uma parte irrisória dessas cascas é usada na compostagem. A grande maioria, entretanto, vai para o lixo.

Couro de casca de banana pode produzir inúmeros objetos
Couro de casca de banana pode produzir inúmeros objetos

O país que mais produz banana no mundo é a Índia (23 milhões de toneladas). A segunda posição é da China (13 milhões de toneladas), seguida por Indonésia (7 milhões de toneladas).

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here