Vacina de dose única para Covid-19 tem eficácia de 66%

0
1447
Pixabay
Pixabay

A vacina de dose única da empresa Johnson & Johnson tem eficácia média de 66%. A notícia é ótima para o Brasil, uma vez que o imunizante foi testado entre voluntários brasileiros, o que significa que o laboratório pode entrar na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) com o pedido de uso emergencial.

Por determinação da Anvisa, só podem entrar com pedido emergencial as vacinas que foram testadas em brasileiros, como os casos da Coronavac e do imunizante de Oxford/AstraZeneca. A russa Sputnik V, que não foi testada por aqui, ainda não conseguiu autorização para ser aplicada no país exatamente por essa determinação.

A Johnson & Johnson informou que tem capacidade de produzir 1 bilhão de doses da vacina ao longo deste ano e que o Brasil terá prioridade na compra do imunizante, uma vez que ele foi testado em brasileiros.

Aqui no Brasil, a vacina da Johnson foi testada em cerca de 7.500 voluntários de Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Paraná, Bahia, Rio Grande do Norte, Distrito Federal, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Santa Catarina. No total, aproximadamente 44 mil pessoas de oito países participaram dos testes dessa vacina de dose única.

Outra boa notícia sobre essa vacina: nos casos graves, em todos os países onde foi testada, a sua eficácia foi de 85%. A eficácia média variou em alguns países. Nos Estados Unidos, o imunizante se mostrou eficaz de 72% contra casos moderados e graves; Na América Latina, foi de 66%. Já na África do sul, onde está circulando uma variante mais contagiosa do coronavírus, a eficácia foi de 57%.

100% eficaz contra mortes

A proteção aos vacinados, conforme divulgou o laboratório, começa 14 dias após a vacinação. A vacina também garantiu 100% de proteção contra hospitalização e morte por Covid 28 dias depois da vacinação. Significa que o imunizante será de grande importância para desafogar a rede hospital, que hoje está lotada cuidando de pacientes infectados pelo novo coronavírus.

Outra grande vantagem da vacina de dose única: ela pode ser armazenada por pelo menos 3 meses em temperaturas de 2ºC a 8ºC, ou seja, num refrigerador comum. Esse é um dado fundamental para o processo de distribuição e aplicação da vacina num país de dimensões continentais como o Brasil.

A Johnson & Johnson informou que dentro de uma semana vai entrar com um pedido de uso emergencial na agência reguladora dos Estados Unidos (FDA).

Relacionada

——–

Você pode ajudar o Boas Novas a espalhar conteúdo positivo comprando algum produto na nossa lojinha BN.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here