Covid-19: São Paulo vai vacinar 9 milhões até março

0
1447
Início da vacinação contra a Covid-19 em São Paulo foi confirmado para dia 25 de janeiro. Foto - Instituto Butantan
Início da vacinação contra a Covid-19 em São Paulo foi confirmado para dia 25 de janeiro. Foto - Instituto Butantan

O governo de São Paulo confirmou o início da vacinação contra a Covid-19 para o próximo dia 25 e pretende imunizar 9 milhões de pessoas até o final de março com a vacina coronavac.

Como informou hoje (06-01) o governo paulista aos 645 prefeitos paulistas, em reunião virtual, a vacinação vai ocorrer de segunda a sexta, de 7h às 22h, e de 7h às 17h aos sábados, domingos e feriados.

Para dar início ao processo de vacinação, é preciso que o governo de São Paulo consiga a aprovação da Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa).

O pedido para uso emergencial do imunizante, que foi desenvolvido pelo laboratório chinês Sinovac, e testado em cerca de 13 mil voluntários brasileiros, será entregue na quinta (7-01) e a expectativa é que a autorização saia num prazo máximo de 10 dias.

Junto com o pedido de uso emergencial da Coronavac, o governo paulista deverá divulgar também amanhã os dados de eficácia da vacina. O que se sabe é que o imunizante superou o percentual mínimo de eficácia recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que é de 50%.

Mas também já se sabe que a Coronavac não chegou ao índice de 90%, similar às vacinas da Pfizer/BioNTech (95%) e da Moderna (94%).

Esquema de vacinação

Segundo o secretário de Saúde de São Paulo, Jean Gorinchteyn, serão usados 5.200 postos de vacinação do Estado, mas os locais serão ampliados para 10 mil com o uso de escolas, quartéis da Polícia Militar, farmácias, estações de trem, terminais de ônibus e sistema de drive-thru.

O programa tem como público-alvo a população superior a 60 anos, o equivalente a 7,5 milhões de pessoas. Esse grupo corresponde a 77% das mortes verificadas no Estado. Além das pessoas dessa faixa etária, estão também no grupo de prioritários os profissionais de saúde, indígenas e quilombolas, que somam mais de 1,5 milhão.

Somados, os dois grupos representam os 9 milhões que serão vacinados até o fia 28 de março. Para imunizar esse número de pessoas, serão necessárias 18 milhões de doses, uma vez que a Coronavac exige a aplicação de duas doses.

Cronograma estadual de vacinação contra a Covid-19 em SP

Público-alvoPrimeira doseSegunda dose
Trabalhadores da saúde, indígenas e quilombolas25 de janeiro15 de fevereiro
75 anos ou mais08 de fevereiro1° de março
70 a 74 anos15 de fevereiro08 de março
65 a 69 anos22 de fevereiro15 de março
60 a 64 anos1° de março22 de março
Fonte: Governo de São Paulo

——-

Ajude o Boas Novas a espalhar boas notícias. Seja um dos nossos assinantes.

Você também pode ajudar o Boas Novas a espalhar conteúdo positivo comprando algum produto na nossa lojinha BN.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here