10 dicas da ciência que ajudam na busca pela felicidade

0
4928
Pixabay
Pixabay

“Don’t Worry, Be Happy” (não se preocupe, seja feliz). Essa é a recomendação do cantor e compositor Bobby McFerrin, na canção que se transformou em praticamente um hino à felicidade (vídeo abaixo). E ser feliz é o que a humanidade deseja e merece. Mas como encontrá-la? A boa notícia é que está provado que a ciência pode ajudar as pessoas a serem felizes.

O professor Tim Bono, um psicólogo que ministra cursos sobre felicidade na Universidade de Washington, em St. Louis (EUA), tem umas receitinhas para não somente ser feliz, mas também para manter essa felicidades. As receitas estão em algumas dicas que ele criou com base em suas pesquisas e também de outros cientistas.

Selecionamos 10 dessas dicas para o leitor anotar e praticar. Veja abaixo:

1 – Faça exercícios na natureza – alguns minutos de exercício na natureza podem melhorar os níveis de humor. A ciência também já provou que o exercício físico libera os chamados hormônios da felicidade: serotonina, endorfina, dopamina e ocitocina. Mas não se esqueça das recomendações dos especialistas em tempos de pandemia: uso de máscara e distanciamento social;

2 – Use melhor o seu dinheiro – estudos já mostraram que não há uma conexão direta entre riqueza e felicidade. Ou seja, o fato de a pessoa ter muito dinheiro não significa, necessariamente, que ela é feliz. Mas a ciência já descobriu pelo menos duas maneiras de obter mais felicidade usando o dinheiro: comprar experiências (uma viagem de férias, por exemplo) em vez de coisas (materiais) e gastar uma parte da grana com os outros.

3 – Ajude o próximo – use uma parte do seu tempo para ajudar o outro. Os estudo já mostraram que ser solidário nos ajuda a ter mais controle sobre nossas vidas e a se sentir menos pressionados pelo tempo. Ajudar o próximo costuma gerar algos índices de felicidade e satisfação.

4 – Prolongue experiências positivas – A expectativa de uma experiência que se imagina agradável deve ser prolongada. Por exemplo: o planejamento das tão desejadas férias. Pensar no roteiro, nas atividades que serão desenvolvidas, nos museus, praias e restaurantes a serem visitados costuma trazer muita felicidade. O mesmo vale par gestos mais simples, como saborear cada pedaço da sobremesa preferida.

Pixabay
Pixabay

5 – Administre os fracassos – As pessoas que superam as adversidades, diz a ciência, conseguem se sair melhor na vida porque aprendem a lidar com os desafios. O fracasso é considerado um ótimo professor, pois ajuda a pessoa a perceber o que não funciona e corrigir rumos. É a velha história do levanta, sacode a poeira e dê a volta por cima.

6 – Durma bem – Uma noite mal dormida é sinal de que o mal-humor vai tomar conta do seu dia. O cérebro, diz a ciência, faz um trabalho importantíssimo enquanto dormimos: por exemplo, fortalece os circuitos neurais que melhoraram a acuidade mental e ajudam a regular o humor quando estamos acordados. Então, durma bem.

7 – Varie as atividades do dia a dia – O ser humano é atraído por novidade e costuma ficar entediado caso tenha que fazer a mesma coisa repetidamente. Então, tente descobrir formas de introduzir novidades no seu dia a dia para se sentir mais motivado a concluir uma tarefa. Por exemplo, fazer o trabalho ouvindo uma música (se a atividade permitir, por óbvio) ou interagir com pessoas diferentes.

8 – Evite se comparar com os outros – Você é daqueles que fica mordido quando o colega de trabalho recebe uma promoção ou porque o amigo comprou uma casa nova ou está mudando de carro? A ciência já comprovou que a comparação social é uma das maiores barreiras à nossa felicidade e motivação. Portanto, redirecione sua atenção para os seus padrões internos de sucesso e faça a sua parte.

9 – Limite o tempo nas redes sociais: Vários estudos já mostraram que muito tempo nas redes sociais está associado a níveis mais baixos de autoestima, otimismo e motivação. Instagram, Facebook e outras parecidas acabam mostrando um lado idealizado pelas pessoas, que costumam exibir nas imagens publicadas uma felicidade que não corresponde, na maioria das vezes, à realidade. Quem vê (também em boa parte) não acredita que conseguirá aquele padrão de felicidade e se frusta. A vida real não acontece na tela do seu smartphone.

10 – Pratique a gratidão – É comum ficarmos remoendo, horas a fio, algo que nos aborrece. Então, faça um esforço para direcionar a atenção para as coisas que estão indo bem. No caminho do trabalho para casa, por exemplo, pense nas coisas que deram certo, positivas, e não fique ruminando aquilo que deu errado. Então, seja grato por suas conquistas, por menor que sejam. A ciência já provou que a gratidão é uma das maneiras mais simples para aumentar o bem-estar psicológico. Em outras palavras, nos ajudam a ficar mais felizes.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here