Covid: drones fazem coração pulsar no céu de Roterdã

0
2214

O estúdio de design holandês Drift encontrou uma forma criativa de homenagear os profissionais de saúde que estão trabalhando para combater, em todo o mundo, a pandemia do coranavírus. Criou a imagem de um coração vermelho no céu de Roterdã, um espetáculo que foi transmitido ao vivo pelo Dezeen para um festival de design virtual.

A apresentação aconteceu no dia 5 de maio, no 75º aniversário do Dia da Libertação, um feriado que marcou o fim da ocupação nazista na Holanda. Para impedir que as pessoas violassem as regras de isolamento social, o local da apresentação foi mantido em sigilo.

O espetáculo durou 15 minutos e o coração começou a pulsar já no finalzindo, o que foi possível pela junção de um conjunto de 300 drones de luz, num projeto criado pelo estúdio de design batizado de
Franchise Freedom . Eles se uniram num formato tridimensional vermelho brilhante, que pulsava com luz como se estivesse batendo.

O Franchise Freedom foi lançado pela primeira vez em Miami em 2017, e compreende a junção de 300 drones iluminados que foram programados para imitar o comportamento dos estorninhos, aves especialistas em realizar um balé no ar, que os cientistas chamam de “murmuração”.

O "balé no ar" feito pelos estorninhos
O “balé no ar” feito pelos estorninhos

As projeções criadas pelo estúdio Drift são consideradas verdadeiras obras de arte. “Estamos voando com a Franchise Freedom para os profissionais de saúde e as pessoas que sofrem com o vírus”, disse Ralph Nauta, co-fundador do estúdio Drift. “Infelizmente, a arte não pode ser a solução, mas pode criar conforto em tempos desesperados”, acrescentou.

“Vimos em nossas apresentações anteriores que quando as pessoas veem a obra de arte juntas, ela as une”, acrescentou Lonneke Gordijn, outro integrante do estúdio Drift.

Relacionadas

As merecidas homenagens aos profissionais de saúde

Covid-19: bandeira do Brasil é projetada nos Alpes Suíços

O estúdio Drift já havia feito um show semelhante no Centro Espacial Kennedy, em 16 de julho do ano passado, para para comemorar o 50º aniversário do pouso na lua da Apollo 11. A performance foi acompanhada por uma apresentação ao vivo da banda Duran Duran.

No vídeo abaixo, a partir do 5 minuto e 40 segundos, é possível ver o coração de drones pulsando no céu de Roterdã, com duração de mais ou menos um minuto. Mas vale assistir ao vídeo completo.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here