Greta Thunberg, 16 anos, é eleita personalidade do ano

0
2571
A ativista sueca Greta Thunberg, 16 anos, foi escolhida pela revista Time como Personalidade do Ano 2019
A ativista sueca Greta Thunberg, 16 anos, foi escolhida pela revista Time como Personalidade do Ano 2019

A ativista sueca Greta Thunberg, uma adolescente sueca de 16 anos, foi eleita pela revista Time, uma das mais importantes do mundo, a Personalidade do Ano. De acordo com a publicação, a jovem “conseguiu transformar preocupações sobre o planeta em um movimento mundial que pede mudanças globais”.

“Ela é uma adolescente comum que, ao reunir a coragem de dizer a verdade ao poder, tornou-se o ícone de uma geração”, acrescentou a Time.

Em 20 de agosto de 2018, Greta começou, em Estocolmo, um movimento para combater as mudanças climáticas que acabou ganhando o mundo. Aluna do ensino médio, decidiu não frequentar a escola até as eleições gerais, em 9 de setembro, depois que a Suécia foi invadida por ondas de calor e incêndios.

A adolescente Greta Tunberg, Personalidade de 2019, na capa da revista Time
A adolescente Greta Thunberg, Personalidade de 2019, na capa da revista Time

Ela pedia que o governo da Suécia reduzisse as emissões de carbono, de acordo com o Acordo de Paris, e protestou sentando do lado de fora do parlamento todos os dias, durante o horário escolar, com um cartaz onde estava escrito: Skolstrejk för klimatet (de greve da escola pelo clima).

Após as eleições gerais, continuou a greve somente nas sextas-feiras e sua iniciativa foi se espalhando pelo mundo. Protestos semelhantes foram organizados em outros países, como Holanda, Alemanha, Finlândia, Dinamarca, na Austrália, além de vários outros, e o movimento passou a ser chamado de “Fridays for Future” (sextas-feiras pelo futuro).

Relacionada

Gustavo Fonseca, o mineiro que cuida do meio ambiente mundial

Fridays for future

Em dezembro, participou da COP 24, a conferência das Nações Unidas sobre alterações climáticas, e foi uma das estrelas do evento. Por conta de sua militância em favor do clima, foi indicada ao Prêmio Nobel da Paz.

Em setembro, em discurso feito na ONU, a adolescente falou para os principais líderes mundiais presentes: “Vocês roubaram os meus sonhos e infância. Estamos no início de uma extinção em massa, e a única coisa que vocês falam é sobre dinheiro e o conto de fadas de crescimento econômico eterno. Como se atrevem?”

Greta em frente ao Parlamento sueco: “Skolstrejk för klimatet” (de greve da escola pelo clima)

Sua militância acabou despertando a ira de grandes líderes mundiais, como o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que chegou a chamar a adolescente de histérica.

No último dia 8 de dezembro, Greta afirmou que os povos indígenas do Brasil estão sendo assassinados por proteger florestas. Ao ser indagado sobre a fala, o presidente Jair Bolsonaro disse que a adolescente é uma “pirralha”. Bem-humorada, ela acrescentou a palavra no seu perfil do Twitter.

Leia também:

Amazônia de pé gera economia de R$ 33 bi para Brasil

DiCaprio faz doação milionária para ajudar meio ambiente

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here