Xilofone gigante executa com maestria música de Bach

0
3826
Xilofone construído em floresta para executar peça de Bach. Foto - Mori Inc. - divulgação
Xilofone construído em floresta para executar peça de Bach. Foto - Mori Inc. - divulgação

Para esquecer um pouco de Covid-19, vejam (e ouçam) que coisa incrível. Um engenheiro de som e um carpinteiro montaram numa floresta japonesa um xilofone gigante, feito de madeira, para executar uma peça do magistral compositor alemão Johann Sebastian Bach, “Jesus, alegria dos homens”. O resultado é espetacular. (veja vídeo).

A ideia criativa foi do diretor de uma agência de publicidade, Morihiro Harano, para o comercial de um celular da empresa de telecomunicações Docomo, que é revestido de madeira.

Para executar a tarefa ele convidou o engenheiro de som Henjiro Matsuo, cuja missão era reproduzir as notas musicais nas peças de madeira, que foram construídas pelo carpinteiro Mitsuo Tsuda.

Cada peça de madeira do xilofone, um instrumento de percussão, foi projetada, construída e testada numa fábrica, para depois ser cuidadosamente montada na floresta de Kyushu, uma ilha do Japão, como mostra o vídeo abaixo:

No lugar da baqueta, que é usada para emitir o som do instrumento, o engenheiro optou por uma bolinha, também de madeira, que na medida em que ia deslizando pelo xifone, produzia as notas escritas por Bach.

Uma curiosidade: para que a bolinha de madeira parasse exatamente ao lado do celular revestido de madeira, após deslizar por todo o instrumento, a operação teve que ser repetida várias vezes.

Cantata de Bach

“Jesus, alegria dos homens”, é uma das cantatas (tipo de composição vocal, para uma ou mais vozes, com acompanhamento instrumental) mais famosas do compositor alemão Johann Sebastian Bach. Ouça, abaixo, a mesma cantada executada de forma magistral pela Orquestra Filarmônica de Novosibirsk, Sibéria (Rússia).

Com informações de GNN e agência Mori Inc.

Relacionadas:

——-

Ajude o Boas Novas a espalhar boas notícias. Seja um dos nossos assinantes.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here