A indústria de cosméticos Avon, que ficou muito conhecida no Brasil por realizar venda de cosméticos porta a porta, anunciou recentemente que vai abolir testes em animais em toda a cadeia de produção no mundo. Fundada nos Estados Unidos em 1886 com o nome de Califórnia Perfume Company, a empresa foi adquirida em março deste ano pela brasileira Natura, que é a maior do país no segmento de cuidados pessoais .
A Avon informou que vai acabar com o teste em bichos inclusive na China, país onde ocorre esse tipo de experimento é obrigatório por lei para testar protetores solares e desodorantes.
A empresa vai continuar no multimilionário mercado chinês, mas de forma adaptada, embora com algumas reformulações nas linhas de produtos e abertura de novos canais de e-commerce que não exijam o cumprimento das leis do país para testes em animais.
Livre de crueldade
De acordo com a Avon, os testes de vários cosméticos já são feitos através de métodos alternativos aos testes em animais há muitos anos em parceria com organizações como o Instituto para Ciências In Vitro, FRAME e a Humane Society International.
Para garantir a qualidade e segurança dos produtos, a empresa afirma que continuará trabalhando com essas e outras organizações para impulsionar a indústria “cruelty-free”, que em português significa “livre de crueldade”.
A empresa no Brasil
No Brasil, os testes em animais não ocorrem há trinta anos na empresa. Em comunicado à imprensa, o presidente da companhia, José Vicente Marino, afirmou: “Não acreditamos que os testes em animais sejam necessários para garantir a segurança de um produto”.
Avon Cosméticos ou simplesmente Avon, começou sua história nos Estados Unidos em 1886 com um vendedor de livros chamado David McConnell, com o nome de Califórnia Perfume Company, em Manhattan, Nova York.
O nome Avon, pelo qual ficaria mundialmente conhecida, só surgiu em 1939, inspirado na cidade natal do escritor William Shakespeare, Stratford-upon-Avon. No Brasil, a companhia começou a operar em 1958, com o trabalho de venda de porta em porta.
Relacionada