Hospital adota escalda-pés para bem-estar dos funcionários

0
4383
Escalda-pés foi adotado no Hospital Municipal de Contagem para o bem-estar dos funcionários
Escalda-pés foi adotado no Hospital Municipal de Contagem para o bem-estar dos funcionários. Foto - redes sociais

Quem é mineiro conhece bem. No interior, ainda hoje, é comum o uso dos cataplasmas, frios e quentes. No Hospital Municipal de Contagem, cidade da Região Metropolitana de Belo Horizonte, o escalda-pés, visto por muitos como um dos patrimônios da sabedoria popular, veio pra ficar. A água morna misturada a óleos essenciais sempre foi recebida com festa pelos funcionários.

São eles que se beneficiam dessa Prática Integrativa não Convencional (PIC). A ação, voltada para o conforto de quem trabalha na instituição, foi implantada como uma das propostas de humanização da assistência aos colaboradores da instituição.

Rejane Luzia Fernandes Braga chegou ao Hospital Municipal de Contagem há 18 anos. Veio para auxiliar na montagem da estrutura de saúde e não saiu mais. Hoje é responsável pela área de Humanização. É Rejane que coordena todas as ações voltadas para o conforto, bem-estar e acolhimento dos colaboradores e usuários.

Uma delas é o escalda-pés. “Quem recebe esse carinho, adora”, conta Rejane. Por conta da pandemia, a prática precisou ser suspensa, mas a coordenadora revela que já está tudo pronto para a retomada do ritual assim que a Covid-19 deixar de ser um problema.

Benefícios

escalda-pés ajuda a reduzir dores musculares e ativar a circulação sanguínea da região, diminuindo o acúmulo de líquidos que provoca aquela sensação incômoda de inchaço e desconforto, característicos dos dias mais agitados.

A assistente administrativa Regina da Silva de Oliveira, lotada na Farmácia do Hospital Municipal, percebeu que os colaboradores andavam muito estressados. Teve notícia de um curso que ensinava como fazer um bom escalda-pés e decidiu fazê-lo.

Escalda-pés: quem já experimentou quer repetir a dose
Escalda-pés: quem já experimentou quer repetir a dose

Como voluntária, e nos dias de folga, Regina passou a oferecer o escalda-pés para os colaboradores do Hospital Municipal. “O resultado foi além do esperado. Superou todas as minhas expectativas. Quem antes se mostrava estressado, relaxou. O carinho melhorou, inclusive, as relações interpessoais. Alguns comentaram até que diminuíram o consumo de medicamentos. O escalda-pés com o chazinho se mostraram um santo remédio”, conta Regina. .

A psicóloga Cecília Machado é uma das colaboradoras que se sentiu acolhida com o escalda-pés. “É privilégio. Um cuidado com a alma”.

Receita

A Prática Integrativa não Convencional (PIC) está incorporada ao Sistema Único de Saúde (SUS) desde 2006. A Organização Mundial de Saúde (OMS) também apoia e incentiva a incorporação dessas alternativas, fornecendo normas e orientações técnicas de forma a promover o intercâmbio de informações e a boa utilização da medicina tradicional. 

A receita do escalda pés é muito simples. Basta ferver 3 litros de água e, no recipiente escolhido, acrescentar duas gotas de óleo essencial e ervas (erva-doce, alecrim, manjericão, camomila, anis estrelado, entre outras) meia xícara de sal grosso e várias bolinhas de gude. O óleo essencial, o sal e as ervas ajudam a reduzir o inchaço dos pés, enquanto as bolinhas de gude proporcionam um efeito relaxante que ajuda a amenizar o estresse diário.

Qualquer um pode fazer em casa. E, tenha certeza, vai ser bom!

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here