Calvície: Japão parece ter encontrado solução definitiva

0
9197
Pesquisa com células-tronco feita no Japão pode ser solução para a calvície. Imagem - redes sociais
Pesquisa com células-tronco feita no Japão pode ser solução para a calvície. Imagem - redes sociais

Uma ótima notícia para as pessoas que são afetadas pelo mal da calvície, que atinge com mais frequência os homens, mas não poupa também mulheres. Pesquisadores japoneses descobriram uma receita para regeneração contínua de cabelos ao desenvolver folículos capilares a partir de células-tronco do folículo piloso.

O folículo piloso é uma estrutura da nossa pele responsável pela produção e crescimento do pelo. Mas cientistas do Riken, o maior instituto de pesquisa do Japão, identificaram uma população crítica de células-tronco do folículo capilar. E a partir daí, desenvolveram uma receita para a regeneração cíclica do cabelo em laboratório.

Significa que o fio do cabelo nasce, cresce, morre e nasce novamente. Portanto, se o processo puder ser repito em humanos, o problema da calvície estaria resolvido.

O professor Makoto Takeo, coordenador da pesquisa, e sua equipe pegaram, para iniciar o trabalho, células do bigode de camundongos. Essas células foram, por sua vez, cultivadas em laboratório com outros ingredientes biológicos.

A maior dificuldade dos pesquisadores, todavia, foi encontrar esses ingredientes corretos. O professor Takeo testou 220 combinações de substâncias, até obter uma com um tipo de colágeno com cinco fatores, a que ele deu o nome de “meio de cultura NFFSE”. Essa combinação levou a uma maior taxa de multiplicação de células-tronco no menor período de tempo.

Pesquisa com cultivo de cabelo humano a partir de células-tronco não é novidade. Entretanto, é a primeira vez que o cabelo fruto da engenharia genética se renova, seguindo todos os ciclos de vida e morte do cabelo natural.

Os ciclos do cabelo

Calvície pode afetar também as mulheres
Calvície pode afetar também as mulheres

O crescimento do cabelo em mamíferos é um processo cíclico contínuo, no qual o cabelo cresce, cai e cresce novamente. O crescimento ocorre numa fase chamada anágena e o cabelo cai na fase telógena. Portanto, um tratamento de regeneração capilar bem-sucedido deve produzir cabelos que passem por todos os ciclos.

Para avaliar os resultados do trabalho, os pesquisadores observaram os fios regenerados por várias semanas. Com base nessa observação, constataram que 81% dos folículos capilares gerados no meio NFFSE passaram por pelo menos três ciclos capilares e produziram cabelos normais.

Por outro lado, 79% dos folículos cultivados no meio padrão, usado por outros pesquisadores, produziram apenas um ciclo capilar. A próxima fase da pesquisa é a realização de testes em humanos.

Mas o professor Takashi Tsuji, outro pesquisador envolvido no trabalho, está otimista. “Nosso sistema vai ajudar a tornar a terapia de regeneração de folículos capilares uma realidade em um futuro próximo,” acredita o professor Takashi.

Se ele estiver certo, pode ser a solução definitiva para homens e mulheres que têm problemas com a calvície.

O trabalho dos pesquisadores do renomado instituto Riken foi publicado na revista Nature, um dos periódicos científicos mais respeitados do mundo.

Leia também:

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here