Farmácias de BH já vendem novo produto contra calvície

0
3766
Novo produto desenvolvido na UFMG promete resolver um problema que afeta metade dos brasileiros: calvice.
Novo produto desenvolvido na UFMG promete resolver um problema que afeta metade dos brasileiros: calvice.

Depois de mais de oito anos de pesquisa, desenvolvida por professores da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), já está à venda na rede de farmácias Araújo, em Belo Horizonte, um novo produto que promete combater a calvície.

O problema afeta metade dos homens do planeta, conforme dados da Organização Mundial de Saúde (OMS). O frasco de 20 ml do Sancto, nome comercial do produto, custa R$ 149.

O Boas Novas visitou na manhã deste sábado três unidades da Araújo nos bairros de Lourdes, Gutierrez e Santo Agostinho. Segundo os vendedores, a procura pelo produto é superior ao esperado, embora o estoque recebido ainda seja pequeno. A unidade de Lourdes recebeu três frascos. Por volta das 10h da manhã, todos já tinham sido vendidos.

O Sancto, novo produto contra a calvice, começou a ser vendida na rede de farmácias Araújo.
O Sancto, novo produto contra a calvície, começou a ser vendida na rede de farmácias Araújo. Divugação/Yeva Cosmétiques

De acordo com os pesquisadores, o tônico capilar possui substâncias bioativas (naturais), os componentes da fórmula são produzidos pelo próprio organismo, como os peptídeos, e tem como diferencial o uso de nanotecnologia. Antes de começar a ser comercializado, inclusive por exigência da legislação, o produto passou por uma série de testes.

“O princípio ativo do Sanctio favorece o fluxo sanguíneo para o folículo piloso, tem uma atividade antioxidante e, além disso, previne morte celular. Com essas três propriedades, exerce um efeito anticalvície”, explica o professor Robson Santos, um dos responsáveis pela pesquisa. O cosmético também se mostrou eficaz, segundo Santos, para reverter a queda de cabelo após o tratamento de quimioterapia.

Nanotecnologia

A novidade tem uma série de vantagens em relação aos produtos similares disponíveis no mercado (minoxidil, alfaestradiol e finasterida, por exemplo). Entre os efeitos colaterais dos cosméticos à venda até então, estão a impotência, o aumento das mamas, coceira e descamação do couro cabeludo. O Sancto, asseguram os pesquisadores, não provoca nenhuma dessas reações.

Professor Robson Santos, um dos pesquisadores da UFMG que trabalhou na fórmula do Sancto. Reprodução/TV UFMG
Professor Robson Santos, um dos pesquisadores da UFMG que trabalhou na fórmula do Sancto. Reprodução/TV UFMG

O produto contra a calvície foi desenvolvido em parceria com a Labfar, empresa sediada no Parque Tecnológico de Belo Horizonte (BHTec) e está sendo produzido pela Yeva Cosmétiques, empresa que tem sede em Itaúna, na região Oeste do Estado.

Inicialmente, de acordo com informações do fabricante, foram produzidas 60 mil unidades, que deve aumentar por conta da forte demanda, inclusive de outros países. A direção da fábrica teve que contratar novos funcionários e avalia até mesmo a possibilidade de abrir uma nova unidade para dar conta dos pedidos.

Com TV UFMG 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here