Covid-19: Turma da Mônica ensina a cuidar dos alimentos

0
4484
Turma da Mônica ensina como higienizar alimentos em tempos de Covid-19. Imagens - reprodução/cartilha
Turma da Mônica ensina como higienizar alimentos em tempos de Covid-19. Imagens - reprodução/cartilha

Em tempos de pandemia da Covid-19, o que fazer com os alimentos para evitar a contaminação pelo coronavírus? A Maurício de Souza Produções resolveu pegar a Turma da Mônica para, em parceria com o Centro de Pesquisa em Alimentos da Universidade de São Paulo (USP), criar uma cartilha para ensinar como higienizar frutas, verduras, além de outros tipos de comida e, assim, fugir do vírus.

Na cartilha “Como cuidar dos alimentos em tempos de coronavírus”, a personagem Magali, que é fã de comida, dá dicas simples e importantes sobre a higienização dos alimentos, como manusear corretamente as compras do supermercado, o armazenamento dos produtos e até mesmo como proceder no caso daquele sanduíche ou daquela comidinha comprada pelos aplicativos.

Capa da cartilha Como cuidar dos alimentos em tempos de coronavírus  [clique na imagem para ver a cartilha] – Reprodução/Mauricio de Sousa Produções

O material de 11 páginas é gratuito e tem instruções fáceis de entender. A publicação explica, por exemplo, sobre os produtos que devem ser usados para higienizar alimentos.

No caso dos vegetais folhosos (como alface e couve, por exemplo), a recomendação dos especialistas da USP é remover as folhas externas ou danificadas, lavar em água corrente e, depois, deixá-las em imersão em uma solução de água sanitária (uma colher de sopa diluída em um litro de água), por 15 minutos. Depois enxague e as folhas estarão prontas para consumo ou serem guardadas na geladeira. Vinagre não adianta, pois ele não tem efeito desinfetante.

No caso das frutas que serão descascados ou comidas sem a casa, como banana, laranja, melancia, melão, abacate, abacaxi, a recomendação é lavar todas com água e sabão (o mais recomendado é o sabão de coco).

Frutas comidas com casca

Já as frutas que serão comidas com casca, como maça, pera, uva, ameixa, pêssego, a orientação é também lavar com água e sabão e, depois, deixar de molho por 15 minutos numa solução de água sanitária (uma colher de sopa diluída em um litro de água), ou de hipoclorito (neste caso, seguir a instruções da embalagem).

No caso da comida que será encomendada por aplicativos, a recomendação é evitar a compra de alimentos considerados de alto risco como, por exemplo, os pescados crus. É caso, por exemplo, do sushi, sashimi e outros pratos da culinária japonesa à base de peixe cru.

A cartilha também alerta que produtos como água sanitária, hipoclorito e álcool 70% devem ser manuseados apenas por adultos. Caso a criança vá usar álcool em gel, deve haver a supervisão de um adulto.

O Centro de Pesquisas em Alimentos da USP desenvolve estudos com foco na área de alimentos e nutrição, além de realizar projetos de educação e difusão do conhecimento científico. O centro mantém a página Alimentos sem mitos com informações de qualidade e linguagem acessível ao público leigo.

A cartilha Como cuidar dos alimentos em tempos de coronavírus pode ser baixada aqui e também está disponível nas redes sociais da Turma da Mônica:


instagram.com/turmadamonica
twitter.com/TurmadaMonica
​facebook.com/turmadamonica

Com jornal da USP

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here