Mercado já vende hamburguer sem carne da Embrapa

0
2211
Hamburguer sem carne criado pela Emprapa. Fotos - Embrapa/Divulgação
Hamburguer sem carne criado pela Emprapa. Fotos - Embrapa/Divulgação

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) desenvolveu um novo hamburguer que tem gosto tradicional, mas não é feito de carne animal. Batizado de “New Burguer”, a novidade, que é feita com fibra de caju, proteína de soja, cebola, tomate, pimentão, corante natural e temperos, já está sendo comercializada em uma rede de supermercados no Estado do Rio de Janeiro.

O novo hamburguer tem características sensoriais semelhantes ao hamburguer de carne e foi criado, segundo a Embrapa, para as pessoas classificadas como “flexitarianos”, que são os indivíduos que gostam de carne, mas querem uma alternativa para balancear a dieta e reduzir o consumo da proteína animal.

“São diferentes de vegetarianos ou veganos, que não gostam do sabor da carne e não querem alimentos que simulem a carne”, explica a engenheira de alimentos Janice Ribeiro Lima, a responsável pela criação do novo hamburguer.

novo_burger
Hamburguer sem proteína animal criado pela Embrapa. Foto – Embrapa/Divulgação

Hamburguer de fibra de caju

Janice, que trabalha na unidade da Embrapa do Rio de Janeiro responsável por desenvolver agroindústria de alimentos, conta que começou a criar alternativas para carne a partir de 2007, quando ainda trabalhava no Ceará, Estado que é um importante produtor de caju.

Ela e sua equipe já desenvolveram outros produtos como o hambúrguer de fibra de caju e de feijão de corda para vegetarianos e também substitutos para rechear coxinha de galinha e bolinho de siri.

A pesquisadora explica que o objetivo do seu trabalho não é que as pessoas parem de comer carne, mas que elas passem a ter outras opções. Segundo ela, a produção de itens com proteína vegetal pode ser menos onerosa que a proteína animal. Especialmente no caso do Novo Burguer, que utiliza o bagaço do caju, geralmente eliminado pela indústria de suco ou revendido para alimentação de animais.

O produto criado pela Embrapa, que tem um custo maior do que o hamburguer tradicional por conta da escala de produção, é fabricado e comercializado pela Sottile Alimentos, empresa de Niterói (RJ) produtora de alimentos à base de plantas, que tem um acordo de cooperação com a estatal.

O caju

O caju é uma fruta nativa do Brasil e os estados nordestinos são os principais produtores. Sua polpa (do pseudofruto) é aproveitada na indústria de suco e a castanha (que é o fruto verdadeiro) é bastante valorizada no comércio.

Em 2017, o Brasil produziu quase 60 mil toneladas de caju, dos quais 75% correspondem à fibra após o aproveitamento do suco e da castanha, segundo dados do IBGE.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here