Gretchen ensina como não ser um babaca no Carnaval

0
507
Cantora Gretchen é estrela de campanha da prefeitura do Recife contra o assédio a mulheres no Carnaval. Imagem/Divulgação
Cantora Gretchen é estrela de campanha da prefeitura do Recife contra o assédio a mulheres no Carnaval. Imagem/Divulgação

A prefeitura de Recife, onde acontece um dos carnavais mais famosos do país, contratou a cantora Gretchen, a rainha do rebolado e dos memes, para ser a protagonista da campanha Pequeno Manual Prático de Como Não Ser um Babaca no Carnaval, que já está na sua quinta edição. O objetivo é combater o assédio contra as mulheres nos dias de folia. Portanto, a campanha vale para qualquer parte do país.

A prefeitura explica que o propósito da campanha é combater o machismo em todas as suas formas e garantir o direito das mulheres de curtirem o Carnaval, reforçando que o consentimento é a medida da diversão e convidando a sociedade a se engajar no enfrentamento á violência de gênero.

“Lança tua braba, mulher, e faz o que quiser” é o recado que Gretchen dá num vídeo da campanha, usando uma nova versão do seu conhecido hit Conga la Conga. A gíria “lança tua braba”, que saiu das ruas e ganhou as redes, pode ser traduzida em algo como “mostra tua atitude”.

Situações como o beijo forçado, a puxada de braço e o assédio verbal são alguns dos pontos lembrados pelo manual como violência e até crimes de importunação sexual. “Reforçar o combate aos mais diversos tipos de violência contra a mulher é uma ação contínua da prefeitura nas grandes festas. Este ano, nossa ideia é expandir ainda mais essa mensagem, engajar a sociedade e fazer um carnaval cada vez mais seguro para as mulheres”, explicou a secretária da Mulher do Recife, Cida Pedrosa.

De acordo com a prefeitura, a criação da campanha contou com uma equipe predominantemente feminina. Na execução do videoclipe, as mulheres dominaram o elenco, a direção, a fotografia, a produção, a coreografia, a maquiagem e o figurino. Isso porque, explicou, a mensagem fica muito mais poderosa quando feita por quem enfrenta o assédio.

Todos os turistas que chegarem a Recife para o Carnaval vão receber um Kit do Folião com uma versão do Pequeno Manual de Como Não Ser um Babaca no Carnaval.

Veja o vídeo:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira o seu comentário!
Por favor insira seu nome