Dia da Consciência Negra: oportunidade para reflexão

0
4189
No dia de hoje, 20 de novembro, Brasil celebra o Dia da Consciência Negra, data que deve servir de reflexão sobre a participação dos negros na sociedade brasileira. Foto - Fernando Frazão/Agência Brasil
No dia de hoje, 20 de novembro, Brasil celebra o Dia da Consciência Negra, data que deve servir de reflexão sobre a participação dos negros na sociedade brasileira. Foto - Fernando Frazão/Agência Brasil

Em quase mil municípios brasileiros, hoje, 20 de novembro, é feriado municipal para celebrar o Dia da Consciência Negra, data que é dedicada à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os negros (pretos e pardos) representam aproximadamente 56% da população brasileira.

No Rio de Janeiro hoje é feriado estadual (bem como nos estados de Alagoas, Amazonas, Amapá e Mato Grosso). Para o presidente do Conselho Estadual dos Direitos do Negro (Cedine) do Rio de Janeiro, Luiz Eduardo Negrogun, o dia de hoje é uma forma de celebrar a memória, a cultura e a ancestralidade dos negros.

“No momento que atravessamos hoje, quando o racismo está tão forte assim como a intolerância e violência religiosas, quanto enaltecemos esse legado, nós estamos dando uma opção para que as pessoas reflitam. Foi a unidade que fez esse país e é a unidade que vai nos manter”, disse Negrogun.

Em Belo Horizonte, a Fundação Municipal de Cultura está promovendo, ao longo de todo o mês de novembro, uma série de eventos em centros culturais espalhados pela cidade sobre a cultura negra. Hoje, o Centro de Referência da Cultura Popular e Tradicional Lagoa do Nado (CRCP) realiza uma edição do projeto “Conversa ao Pé do Fogão”, tendo como convidado o primeiro Grupo de Afoxé de BH, o Grupo Afoxé Ilê Odara. 

Na Bahia, estado que tem uma das maiores populações de negros do país, uma série de eventos vai acontecer ao longo do dia para celebrar a data. Em Salvador, pela manhã, aconteceu a lavagem da Estátua de Zumbi dos Palmares, que fica na Praça da Sé, no Pelourinho, Centro Histórico da cidade.

Serra da Barriga

Na Serra da Barriga, em Alagoas, onde foi erguido o Quilombo dos Palmares, programações ao longo de todo o dia celebram a data. Palmares foi o maior quilombo que existiu na América Latina, construído na região do atual estado de Alagoas, e chegou a reunir cerca de 20 mil habitantes.

Foi um dos grandes símbolos da resistência dos escravos no Brasil e foi alvo de expedições organizadas por portugueses e holandeses. Foi destruído em 1694 e seu líder, Zumbi, foi morto no ano seguinte em uma emboscada.

Dia Nacional da Consciência Negra

O Dia Nacional da Consciência Negra foi criado em 2003. A data foi escolhida por coincidir com o dia atribuído à morte de Zumbi dos Palmares, em 1695, um dos maiores líderes negros do Brasil, que lutou pela libertação do povo da escravidão.

A data deve servir também para uma reflexão sobre o racismo, discriminação, igualdade social, inclusão de negros na sociedade e a cultura afro-brasileira.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here