“Novo” suco de uva ajuda prevenir vários tipos de doenças

0
5023
Concentração de resveratrol, que é encontrado no vinho, será 70% maior em novo suco de uva.
Concentração de resveratrol, que é encontrado no vinho, será 70% maior em novo suco de uva.

Pesquisadora Lais Moro, do Centro de Pesquisa em Alimentos, que reúne pesquisadores de várias universidades de São Paulo, desenvolveu uma técnica que aumenta em 70% o teor de resveratrol no suco de uva, substância que previne vários tipos de doença.

A ciência já descobriu que o resveratrol, um fitonutriente presente no vinho, previne doenças do coração, reduz o colesterol rum (LDL), tem ação anti-inflamatória, anticancerígena, antiviral, antienvelhecimento e ainda fortalece o sistema muscular. Mas um grande número de pessoas não pode tomar vinho, como crianças, ou não gosta da bebida, por conta do álcool. A solução para o problema foi encontrada pela pesquisadora Lais Moro.

Em lugar de um processamento industrial, a pesquisadora Laís desenvolveu uma técnica para estimular a produção do resveratrol naturalmente nas plantas. “Os resultados preliminares indicam que, com o tratamento, houve um aumento de 70% desse composto no suco, que se manteve mesmo após armazenamento de seis meses”, explicou Lais em entrevista para a agência Fapesp.

Os testes, conforme a pesquisadora, foram realizados em Minas Gerais e no Rio Grande do Sul, com duas variedades de uva, totalizando 240 litros por região, sendo que parte das videiras era tratada e a outra não.

“O novo suco é direcionado a crianças, idosos e pessoas que não podem ou não gostam de consumir vinho. Seria uma alternativa que une o prazer do sabor aos componentes terapêuticos”, explica a pesquisadora.

Além do resveratrol, os pesquisadores observaram, com a nova técnica, um aumento significativo de outras substâncias, como antocianinas (pigmentos que dão coloração roxa e avermelhada a muitas frutas e flores) e flavonoides, que também têm, comprovadamente, benefícios para a saúde. .

Segundo Laís Moro, o próximo passo será avaliar se os resultados se reproduzem em um segundo ano de estudo, para comprovar o potencial do tratamento.

Benefícios do Resveratrol

Resveratrol apresenta, comprovadamente, vários benefícios para a saúde, como:

  • Melhora a aparência da pele e previne o envelhecimento precoce; 
  • Ajuda a purificar e desintoxicar o organismo, facilitando a perda de peso;
  • Protege o organismo contra doenças cardiovasculares;
  • Ajuda a reduzir o colesterol ruim (colesterol LDL); 
  • Melhora a cicatrização de ferimentos; 
  • Ajuda a combater inflamações;
  • Protege contra diversos tipos de câncer, como do cólon e próstata

Com informações da Agência Fapesp e Diário da Saúde

Relacionada

Frutas reduzem risco de morte por problemas cardíacos

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here