Frutas reduzem risco de morte por problemas cardíacos

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Consumir frutas e verduras reduz mortes por problemas cardíacos, conforme estudo financiado pela fundação Bill Gates. Foto - BBCNewss-Getty Images
Consumir frutas e verduras reduz mortes por problemas cardíacos, conforme estudo financiado pela fundação Bill Gates. Foto - BBCNewss-Getty Images

Um estudo apresentado recentemente num congresso realizado em Baltimore (EUA), organizado pela Sociedade Americana de Nutrição, mostrou que o consumo regular de frutas, legumes e verduras pode reduzir o número de mortes em decorrência de doenças cardiovasculares. O trabalho foi financiado pela Fundação Bill & Melinda Gates, do bilionário Bill Gates, da Microsofty.

O levantamento, que cruzou, em 2010, dados mundiais de consumo de frutas e legumes com as notificações de mortes causadas por doenças cardíacas mostrou que uma em cada sete mortes pode ser atribuída à baixa ingestão de frutas; já uma em cada 12 mortes pode ser atribuída ao baixo consumo de legumes e verduras.

Em 2010, de acordo com os especialistas, a morte de 1,8 milhão de pessoas em todo o mundo poderia ter sido evitada com um consumo mais adequado de frutas, e mais 1 milhão de pessoas morreram porque consumiram pouco legumes e verduras.

“Nossa pesquisa indica a necessidade de expandir os esforços para aumentar a disponibilidade e o consumo de alimentos protetores, como frutas e vegetais”, explicou a especialista em nutrição Victoria Miller, pesquisadora da Universidade Tufts, nos Estados Unidos, em entrevista à BBC News Brasil. Segundo Miller, frutas, legumes e verduras são componentes modificáveis da dieta humana que podem evitar mortes pelo mundo.

Isso porque, segundo a especialista, os vegetais são boas fontes de fibras, potássio, magnésio, antioxidantes e fenólicos – com bons resultados para reduzir a pressão arterial e o colesterol. Além disso, esses produtos também melhoram a diversidade das bactérias que vivem no trato digestivo.

Victoria Miller também lembra que quem se alimenta bem de frutas e alimentos  tem menor probabilidade de estar acima do peso ou serem obesas, reduzindo, portanto, as chances de doenças cardiovasculares.

Conforme divulgado no congresso de Baltimore,  o consumo baixo de frutas resulta em quase 1,3 milhão de mortes por AVC e mais de 520 mil mortes por doenças coronarianas por ano em todo o mundo. Ao mesmo tempo, o consumo baixo de legumes e verduras é responsável por 200 mil mortes por AVC e mais de 800 mil por doenças cardíacas.

Universo pesquisado

Consumo regular de frutas e legumes poderia ter reduzido milhões de mortes em todo o mundo, diz estudo.
Consumo regular de frutas e legumes poderia ter reduzido milhões de mortes em todo o mundo, diz estudo.

Para chegar a tais conclusões, os pesquisadores realizaram estimativas das ingestões médias diárias de frutas e outros vegetais a partir de pesquisas realizadas em 113 países, o que significa que a amostra correspondente a 82% da população mundial.

Em seguida, essas informações foram combinadas com os dados de causa mortis em cada um dos países participantes, além de dados sobre outros riscos de problemas cardiovasculares.

No Brasil, segundo disse a a pesquisadora Victoria Miller para a BBC News, a   ingestão baixa de frutas foi responsável por 17,4 % das mortes por doenças cardiovasculares. Já o consumo inadequado de legumes representou 7,5 %.

No total, isso significa 13 mil mortes por alimentação precária em frutas e quase 6 mil por conta de poucos legumes.

O cardiologista Dariush Mozaffarian, também da Universidade Tufts, observa que os esforços, em tudo o mundo, têm sido para fornecer às pessoas calorias suficientes, suplementação vitamínica e redução de aditivos como sal e açúcar.

“Os resultados da atual pesquisa nos indicam que há uma necessidade de aumentar o foco, com um esforço para uma maior disponibilidade e consumo de alimentos ditos protetores, como verduras e legumes. “Seria um caminho positivo com muito potencial para melhorar a saúde global”, assinalou.

E a quantidade? Os especialistas em Baltimore asseguraram que duas maças e três porções de cenoura todos os dias é uma boa receita para diminuir as chances de morte por ataque cardíaco ou AVC. E vale, claro, diversificar, especialmente num país como o Brasil, que tem uma grande produção de hortifrutis.

Com BBC News Brasil

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