Festival de inverno da UFMG debate arte e patrimônio

0
555
Grupo Serelepe vai ministrar a oficina 'Brincadeiras, música e cena. Foto - Divulgação UFMG - ' Andrés Santamarina
Grupo Serelepe vai ministrar a oficina 'Brincadeiras, música e cena. Foto - Divulgação UFMG - ' Andrés Santamarina

É tempo de festival de inverno na UFMG. A edição de 2019 do evento, com o tema Memória: arte e patrimônio, vai acontecer de 11 a 21 de deste mês e as inscrições para cinco residências artísticas e dez oficinas estão abertas e podem ser feitas até o próximo dia 11, no site do evento.

A programação terá início em Tiradentes, no dia 11, e a abertura oficial será no domingo, 14 de julho, no Conservatório UFMG, em Belo Horizonte, com apresentação do Trio Corrente, grupo de música instrumental vencedor do Grammy. O evento será encerrado com atividades integradas à programação da Virada Cultural de BH, nos dias 20 e 21 de julho.

O tema do 51º Festival de Inverno UFMG foi inspirado nos debates recentes sobre patrimônio histórico, artístico, cultural e universitário, motivados tanto por catástrofes como os incêndios do Museu Nacional e do Museu da Língua Portuguesa quanto pelo questionamento de políticas públicas para o setor.

“Nestes tempos em que a história parece ter entrado em transe, o Festival nos convida a tratar de um tema urgente: a memória. Ela será abordada por duplo viés: arte e patrimônio. Queremos participar dessa discussão de forma mais propositiva e positiva, trazendo visibilidade a projetos e a todo o trabalho que a UFMG vem desenvolvendo nessas áreas”, explica o professor Fernando Antonio Mencarelli, diretor de Ação Cultural da UFMG. 

Programação vasta

Festival de Inverno começa dia 11 na histórica Tiradentes. Divulgação/UFMG - Lucas Braga
Festival de Inverno começa dia 11 na histórica Tiradentes. Divulgação/UFMG – Lucas Braga

Realizado pela Diretoria de Ação Cultural da UFMG, o festival tem uma vasta programação que, além das oficinas e residências, inclui espetáculos teatrais, concertos, shows, palestras e a 1ª Jornada de Estudos sobre Patrimônio Cultural Imaterial. As atrações artísticas e culturais são gratuitas, com exceção de algumas sessões do Planetário, no Espaço do Conhecimento.

As oficinas do festival serão realizadas num conjunto de bens tombados da universidade, como as sedes do Centro Cultural, na Praça da Estação, o Conservatório de Música, na avenida Afonso Pena, e o Espaço do Conhecimento, na Praça da Liberdade.

As inscrições para algumas oficinas terão um pequeno custo de R$ 10 a R$  20. As inscrições para as oficinas gratuitas deverão ser feitas antes de cada atividade.

Serviço

  • 51º Festival de Inverno UFMG – Oficinas e residências 
    Quando: 11 a 21 de julho
    Inscrições: até 11 de julho – www.ufmg.br/festivaldeinverno.
    Onde: 
  • Centro Cultural UFMG (Av. Santos Dumont, 174 – Centro)
  • Conservatório UFMG (Av. Afonso Pena, 1.534 – Centro)
  • Espaço do Conhecimento UFMG (Praça da Liberdade, 700 – Funcionários)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira o seu comentário!
Por favor insira seu nome