Empresa em Uberlândia vai gerar energia solar

0
1483
Ambev terá usina de energia renovável

A energia solar começa a ganhar espaço não só para uso comercial, mas, principalmente, para ser aplicada em unidades industriais. É o que Uberlândia vai experimentar neste ano, o que reforça a vocação de Minas Gerais para esse tipo de fonte de energia renovável.

A Cervejaria Ambev, que possui um complexo na cidade do Triângulo Mineiro, vai produzir e distribuir cerveja com ajuda do sol. Neste início de 2019, a empresa pretende inaugurar em Uberlândia uma usina solar capaz de gerar energia suficiente para abastecer 100% dos centros de distribuição que a companhia mantém em Minas Gerais — são 13 CDDs no total.

A usina faz parte do projeto de sustentabilidade que a empresa anunciou em 2017. O conglomerado cervejeiro quer que todas as suas operações no Brasil utilizem energias de fontes renováveis até 2025. A instalação em Uberlândia é o primeiro passo para atingir a meta.

O sistema vai usar mais de 4.900 painéis solares, que podem gerar até 1.815 kWp. Essa medida evita a emissão de 1.910 toneladas de gás carbônico. deixem de ser emitidas, garantindo uma operação  mais sustentável.

Geração distribuída

O projeto funciona por meio de geração distribuída, ou seja, a energia gerada pela planta, equivalente à quantidade utilizada nos centros de distribuição, é disponibilizada para a grade pública de Minas.

“Estamos fazendo um estudo de viabilidade para o país inteiro, não só em energia solar, mas em diferentes fontes de energia renovável. Escolhemos Minas Gerais para começar por ser um dos Estados mais viáveis e onde conseguiríamos acelerar mais o projeto”, disse o diretor de sustentabilidade e suprimentos da Ambev, Fernando Petersen, em entrevista à agência Reuters.

Caminhão usará energia renovável

Além disso, a empresa espera ter até 1.600 caminhões elétricos movidos a energia limpa em trânsito dentro de cinco anos. Os veículos fazem parte de uma parceria com a Volkswagen, que está desenvolvendo o primeiro modelo 100% elétrico e movido a energia limpa da América Latina.

Quando o programa estiver em uso, cerca de 35% da frota que atende às operações da cervejaria será composta por veículos movidos a energia limpa, deixando de emitir mais de 30 mil toneladas de carbono por ano. 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here