Nos dias de página em branco, um viva ao risoto milanês

0
771
Receita da Marina é o risoto milanês

Escritor também tem dia de páginas em branco. Dia em que a voz emudece. Não haveria problema algum se o tema das páginas fosse outro que não a fome. A fome nunca acaba. Seja a fome que aperta o estômago ou a que aleija a alma. Nem sempre nossa comida mata nossa fome.

Em dias assim, não é inspiração que me falta, me sobra cansaço. Seria maravilhoso chegar na cozinha e sentir o perfume de capim limão, leite de coco e aguardar algo suculento, picante para comer com as mãos e lambuzar os dedos,  como a comida que sempre aparece no Instagram da Kris Nardini.

Também seria espetacular ouvir o barulho da comida do Sabor Sonoro com suas notas musicais e fotos incrivelmente artísticas que suplantam a idéia de comer. Elas resignificam o ato, principalmente quando acompanhadas das louças da Alice Gussoni. É arte que condensa na tela e escorre até nossa boca.

Tem dias que me canso das minhas próprias palavras e gosto de sentir o sabor das palavras dos outros. Já viu a alegria com que cozinha a Dani, do Cozinha Travessa? São todos referências dessa minha terra. Pena que a gente se veja tão pouco.

A gente fica tão perdido e viciado nos programas de TV que esquece de buscar as referências dentro de casa. Tem dias que a gente quer comer é mexido, galinhada ou pipoca sem afetação.

Minha receita de hoje é para os dias que faltarem palavras, mas sobrar fome. Um risoto que vai bem com qualquer coisa e que colore o prato: risoto milanês. Foi na casa de uma dessas amizades que a vida interrompe rápido onde preparei pela primeira vez. No entanto, lembro-me com carinho desse dia.

E vocês? O que os instigam em dias de página em branco? Vocês tem fome do quê?

Receita do risoto milanês

Ingredientes

  • 1/2 xícara (chá) de manteiga
  • 1 cebola pequena picada
  • 2 dentes de alho
  • 1 1/2 xícara (chá) de arroz arbório
  • 1 xícara (chá) de vinho branco seco
  • 1 envelope de estigma de açafrão (filamento ou pistilo)
  • 1 colher de chá de cúrcuma
  • 8 xícaras (chá) de caldo de frango fervente
  • 4 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado

Modo de preparo

Em uma panela média, junte metade da manteiga e a cebola e refogue em fogo médio, mexendo sempre, por 2 minutos ou até que a cebola esteja macia e levemente dourada. Acrescente o alho e a cúrcuma.

Adicione o arroz arbório e refogue, mexendo sempre, por aproximadamente 1 minuto. Regue com o vinho, misture e cozinhe até ele se evaporar.

Misture o açafrão em 1 xícara do caldo fervente e adicione à panela do arroz.

Aos poucos, acrescente o caldo restante, uma xícara por vez, à medida que o arroz for secando. Mexa até os grãos ficarem al dente (macios por fora e resistentes por dentro).

Retire do fogo e junte a manteiga restante e o queijo parmesão. Misture, tampe a panela e deixe descansar por cerca de 2 minutos.

Transfira para uma tigela e sirva imediatamente.

*****

Quer ler as outras receitas e crônicas da Marina? Então visite a página do Cozinhas Gerais! Vamos trocar receitas e histórias?

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here