#HoradeClarice: 3 livros sobre Clarice Lispector

0
356
Coluna indica livros sobre Clarice Lispector

O dia 10 de dezembro marca o aniversário de Clarice Lispector, nascida em 1920. Como forma de lembrar não só da escritora, mas também de sua obra, o Instituto Moreira Salles lançou em 2011 um projeto que busca celebrar uma das autoras mais festejadas do Brasil.

A Hora de Clarice tem como proposta fazer com que a data de nascimento da escritora seja comemorada e faça parte do calendário cultural do Brasil e de outros países. Além do site dedicado ao projeto, o IMS promove nas redes sociais a hashtag #HoradeClarice e mantém uma página sobre a escritora.

Neste ano, haverá eventos em São Paulo, Porto Alegre, no Rio de Janeiro e em Nova York, Paris e Açores.

Para marcar a data, a Bússola listou três obras que tratam da autora de “Perto do Coração Selvagem”.

*****

Cadernos de Literatura Brasileira

Lançado pelo IMS, o volume reúne ensaios, registros fotográficos e material do acervo de Clarice. A publicação traz uma pequena biografia da escritora, depoimentos de pessoas que conviveram com ela e fragmentos de seus textos.

A obra pode ser baixada gratuitamente do site da autora no IMS.

Clarice,

Essa é considerada uma das biografias mais completas sobre a autora. Escrita pelo norte-americano Benjamin Moser, a obra é bem detalhista, fruto de mais de cinco anos de trabalho e da leitura de toda a bibliografia em português.

“Clarice,” (Companhia das Letras) tem extensa bibliografia e notas que completam as informações do livro.

O Rio de Clarice

Teresa Montero já havia escrito uma biografia sobre Clarice, “Eu Sou uma Pergunta” (Rocco). Agora, em “O Rio de Clarice” (Autêntica), ela se propôs a peregrinar pelos lugares preferidos da autora de “A Paixão Segundo GH”.

Montero percorre pontos do Rio de Janeiro que tiveram importância na vida de Clarice e relaciona com citações retiradas dos livros da escritora.

*****

Gostou da seleção de livros sobre Clarice Lispector? Se quiser acrescentar um livro à lista ou sugerir um tema para a coluna, deixe um comentário. Aproveite e leia mais indicações da coluna Bússola.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira o seu comentário!
Por favor insira seu nome