Jogar Tetris ajuda a reduzir ansiedade e estresse

0
4131
Jogar Tetris reduz estresse, diz pesquisa

Se você está se sentindo ansioso ou vive aquela expectativa por notícias ruins, então saiba que há uma forma de superar esse momento de uma forma divertida. Um novo estudo sugere que há uma maneira muito simples de aliviar uma mente preocupada.

Pesquisas da Universidade da Califórnia mostram que jogar Tetris tem um efeito notável na saúde mental e no desempenho de uma pessoa. Sim, o velho game de encaixe de peças, que começou nos computadores e consoles antigos até chegar à tela dos celulares, é uma boa maneira de aliviar a cabeça.

A psicóloga que conduziu a pesquisa, Kate Sweeny, estudou os efeitos do jogo no bem-estar dos alunos da universidade. Nas épocas de grande estresse, como exames finais e momentos de definir carreiras, Sweeny instruiu os alunos a jogar Tetris antes de medir seus níveis de ansiedade percebida.

Os resultados mostraram que, ao jogar Tetris, indivíduos com excesso de trabalho frequentemente experimentam uma redução significativa no estresse e na ansiedade e um influxo de emoções positivas.

Embora a maioria dos videogames ofereça distrações semelhantes, o Tetris permite o equilíbrio perfeito entre desafio e acessibilidade. É difícil o suficiente para manter os jogadores envolvidos, mas também é simples e intuitivo para deixar que eles fiquem relaxados e aproveitem a experiência. Esse estado mental específico é tratado como “fluxo” — ou “estar na zona”.

“O fluxo requer um equilíbrio delicado”, definiu Sweeny na pesquisa. “O fluxo é mais facilmente alcançado com atividades que desafiam a pessoa um pouco, mas não demais, e com ela tem metas claras e alcançáveis.”

Tetris já tinha sido indicado em pesquisa

Este não é o primeiro estudo que mostrou os benefícios do Tetris. Um estudo de 2009 revelou que as pessoas que praticaram o jogo experimentaram um melhor desempenho mental.

Isso faz com que o jogo seja uma atividade perfeita para a distração e uma maneira fantástica de melhorar o bem-estar mental em um curto período de tempo.

“O estudo de Tetris é fundamental porque manipula experimentalmente o fluxo e mostra os efeitos dessa ação, o que fornece evidências convincentes de que ele realmente causa bem-estar durante os períodos de espera”, disse Sweeny.

Com informações de Goodnews Network

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here