Pequenas bibliotecas espalham 54 milhões de livros pelo mundo

0
218
Pequenas bibliotecas estão em 88 países

O projeto começou pequeno, mas hoje já atingiu números impressionantes para uma iniciativa que estimula a leitura ao redor do mundo. Em 2009, a ideia de Little Free Libraries (pequenas bibliotecas gratuitas, em inglês) tinha uma pretensão modesta. Em nove anos, tudo mudou.

Já são 75 mil pequenas bibliotecas espalhadas pelo mundo. O projeto é simples e bem inclusivo. As Little Free Libraries são pequenas casas cheias de livros que podem ser colocados nos jardins para que vizinhos retirem e deixem livros à vontade. As bibliotecas garantem que, independentemente do local, rendimento ou circunstâncias de uma pessoa, eles sempre podem ter acesso a um bom livro.

O americano Todd Bol criou a organização sem fins lucrativos em 2009, depois de colocar uma das caixas em seu próprio jardim. A instituição está celebrando sua unidade de número 75 mil em Jenks, no Estado de Oklahoma

No Brasil, a iniciativa já encontrou espaço em São Paulo, Santos (SP), Osório (RS), Rio de Janeiro, Cachoeiro do Itapemirim (ES), Salvador, Mata de São João (BA), Porto de Sauipe (BA), Natal e Mossoró (RN).

Há também unidades na Austrália, em Honduras, Ucrânia, Espanha, África do Sul, China, entre tantos outros países do planeta — no total, 88 países têm alguma pequena biblioteca.

54 milhões de livros

O projeto estima que, com as 75 mil bibliotecas, 54 milhões de livros estão sendo compartilhados somente neste ano por 900 mil vizinhos. “Mas o acesso a livros continua sendo um desafio crítico. Acreditamos que todos têm o direito de ler e queremos ajudar a tornar isso uma realidade”, diz Todd Bol.

Para participar dessa iniciativa, acesse o site da Little Free Libraries. A página dá dicas de construção e instalação das pequenas casas e de como gerenciar o projeto.

Com informações da Goodnews Network

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira o seu comentário!
Por favor insira seu nome