Homem planta árvores por 40 anos e vê floresta nascer

0
2460
Plantar árvore foi a solução encontrada por Jadav Payeng

O indiano Jadav Payeng tem plantado uma árvore todos os dias desde que ele tinha apenas 16 anos. Agora, quase 40 anos depois, ele cultivou uma floresta que é maior do que a área do Central Park, em Nova York.

Payeng cuidou de 550 hectares de floresta (cerca de 5,5 milhões de metros quadrados) no que antes era uma paisagem árida devastada pela erosão, em Majuli.

Pai de três filhos, ele mora em Majuli, a maior ilha fluvial do mundo. Quando era adolescente, ele testemunhou a morte de centenas de animais por conta da seca, em meio à vegetação escassa da ilha. Desde então, ele resolveu plantar uma muda todos os dias, de forma voluntária.

Ele começou com bambu e choupo (árvores ornamentais). Após quase quatro décadas de crescimento, sua floresta é hoje habitada por centenas de elefantes, tigres de bengala, rinocerontes, javalis, veados, répteis e pássaros. Payeng diz que perdeu a conta de quantas árvores plantou, mas acredita que agora existem centenas de milhares de árvores fornecendo sombra e abrigo para a vida selvagem.

“Não é como se eu fizesse sozinho”, disse Paying à rede NPR. “Você planta uma ou duas árvores e elas precisam semear. E uma vez que eles semeiam, o vento sabe plantá-las, os pássaros sabem como semeá-los. Todo o ecossistema sabe.”

De plantador de árvore a homem da floresta

Moradores da ilha costumavam chamar Payeng de “louco” por suas ambições, mas desde que ele foi descoberto por um jornalista em 2007, o chamado “Homem da Floresta da Índia” vem sendo saudado como herói pelo governo.

Payeng não planeja parar tão cedo. Ele quer continuar plantando árvores “até seu último suspiro”. “Eu vejo Deus na natureza”, disse ele. “A natureza é Deus. Isso me dá inspiração. Isso me dá poder. Enquanto a natureza sobreviver, eu sobreviverei.”

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here