7 livros curtos para você ler durante o feriado

0
8270
Os livros curtos são uma boa opção para o feriado

O feriado do Dia do Trabalhador — e qualquer outra pausa — é uma boa oportunidade para descansar. Mas também pode ser uma época para colocar a leitura em dia. Por isso, selecionamos livros curtos para você começar e terminar nesses quatros dias.

A gente fica tão envolvida com a correria do dia que esquece de prestar atenção em nós mesmos. Relaxar, envolver-se com uma boa história, com o celular desligado, é uma ótima pedida.

A seleção tem autores brasileiros e estrangeiros. Os livros curtos são lançamentos ou facilmente encontrados nas principais livrarias. Então, um passeio à loja pode ajudar a compor o programa do feriado.

A proposta é envolver o leitor e fazer com que a leitura seja um prazer e que o ato de largar o livro fica mais difícil. Ao final do feriado, a sensação de que você aproveitou bem os dias será maior.

Vamos então conhecer a lista de livros curtos? Bom feriado e boa leitura!

Tudo Que É Belo

Nos Estados Unidos, uma iniciativa chamada The Moth promove contação de histórias pelo país inteiro. Anônimos e celebridades participam desses eventos, que acontecem em bares e teatros. Este livro reúne 45 histórias apresentadas nessas festas. São temas pessoais que aproximam o leitor de quem a viveu. Impossível não se envolver e se emocionar com as narrativas. Da editora Todavia.

A Trégua

Este é o principal romance do uruguaio Mario Benedetti. É a história de amor entre um viúvo e uma mulher que surge em sua vida quando ele já não esperava mais nada. O homem, que antes tocava a vida sem motivação, agora percebe uma “trégua de Deus”, como ele diz no livro. O texto é conciso e potente. Você vai se emocionar ao chegar ao final. Da editora Alfaguara.

O Palácio da Memória

Nate DiMeo tem um podcast em inglês com o mesmo nome desse livro. O volume reúne 50 textos narrados em seu programa e dão uma ótima oportunidade de conhecer o trabalho do autor. São casos de pessoas desconhecidas que de alguma forma têm participação importante na história dos Estados Unidos. A pesquisa é muito rigorosa e o texto, delicioso e envolvente, mostra como nossas vidas são moldadas por gente que nunca conhecemos. Da editora Todavia.

A Noite da Espera

Milton Hatoum abre sua trilogia sobre o período da ditadura militar com este “A Noite da Espera”. Minas Gerais, Brasília, Santos e Paris fazem parte do roteiro deste romance. Martim, o narrador, volta ao passado para relembrar sua vida aos 16 anos, no auge da ditadura. O livro trata de memória e paciência, ao revisitar histórias guardadas há muito tempo num escaninho que nem sempre queremos revirar. Da editora Companhia das Letras.

Quarenta Dias

Maria Valéria Rezende coloca nas páginas deste romance a história de Alice, uma professora aposentada que vive em João Pessoa. Ela é forçada pela filha a se mudar para Porto Alegre. A mulher descobre que a intenção por trás desse pedido é fazer com que ela cuide do neto que vai nascer. Mas Alice não se conforma e se sente deslocada, numa cidade que não conhece e longe das pessoas mais próximas. Desse conflito interno, vai nascer uma motivação que mudará a vida da professora. Da editora Alfaguara.

A Filha Perdida

Elena Ferrante é a autora da moda. A crítica elogia seus livros, que vendem muito bem em todo o mundo. Neste romance curto, Leda é uma acadêmica separada do marido e que tem duas filhas já independentes. Vai passar as férias num vilarejo no litoral italiano. Ao observar uma família napolitana na praia, ela começa a rever sua vida e a relação com as filhas. Da editora Intrínseca.

Os Vestígios do Dia

Este é o romance mais famoso de Kazuo Ishiguro, que ganhou o Nobel de Literatura em 2017. Se você assistiu à série “Downton Abbey”, vai gostar deste livro. A ação se passa nos anos 50, quando um mordomo recebe uma carta de uma amiga com quem trabalhou em uma mansão. Ele relembra então a vida naquele castelo e a relação com a nobre família. Da editora Companhia das Letras.

O que achou das nossas sugestões de livros curtos para serem lidos no feriado? Gostou? Então veja esta seleção de títulos escritos por mulheres!

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here