Saiba qual é a importância do trabalho voluntário para a carreira

0
13376
Trabalho voluntário pode ajudar na carreira profissional

Ajudar ao próximo é uma das ações mais bonitas que uma pessoa pode fazer para quem está em um momento de necessidade. E o trabalho voluntário se abre como o caminho ideal para quem quer prestar algum tipo de auxílio.

Nem todos têm o perfil para ser voluntário, mas, com um pouco de perseverança, é possível se engajar em movimentos e instituições de apoio. Além disso, esse tipo de ação faz bem para a saúde de quem ajuda ao próximo. Portanto, estímulos para entrar nesse universo do voluntariado não faltam.

Quer mais um? Especialistas em Recursos Humanos relatam que o trabalho voluntário desenvolve habilidades como empatia, capacidade de trabalho em equipe e humildade, essenciais para uma empresa e tarefas colaborativas. Ou seja, faz bem para sua carreira também.

Não podemos esquecer que o objetivo do trabalho voluntário é ajudar ao próximo, seja uma pessoa apenas ou um grupo. Sim, ele dá benefícios a quem se envolve, mas nunca pode ser o propósito. Começar um voluntariado esperando algum tipo de recompensa não funciona, pois não haverá envolvimento e entrega reais.

E por que isso? Para realizar um trabalho voluntário, é necessário abrir mão de um tempo para se dedicar a ele. Quando estamos apenas esperando retorno pessoal, tendemos a evitar algum sacrifício para termos prazer em outras atividades.

E isso não pode acontecer com o trabalho voluntário. As pessoas dependem dessa dedicação, do envolvimento e do que foi prometido. Seja ao montar sacolas de Natal, alfabetizar adultos no espaço da empresa, dar cursos, doar roupas, promover conversas, fazer mutirão, não importa o que você escolher, a entrega precisa ser de verdade.

Como o trabalho voluntário pode ajudar o profissional

Então, para uma empresa, essa dedicação pode fazer a diferença. Pode ajudar no momento em que você está passando por um recrutamento ou se já está empregado.

Veja como o trabalho voluntário ajuda na carreira profissional:

  1. Aumenta o círculo social ao colocá-lo em contato com pessoas, outros contextos e problemas
  2. Mostra que você se preocupa com o próximo
  3. Facilita a interação e o relacionamento
  4. Indica responsabilidade, sociabilidade
  5. Amplia a forma de conhecer o mundo e seus problemas
  6. Abre espaço para a criatividade e força de vontade a fim de solucionar problemas
  7. Mostra disposição para enfrentar diferentes funções no trabalho, em determinadas situações
  8. Leva o voluntário a pensar de forma multidisciplinar
O trabalho voluntário faz com que o profissional desenvolva habilidades

Atividade extra é valorizada no ambiente corporativo

O trabalho voluntário enriquece o profissional, aumenta a visão do mundo e a capacidade de entender problemas e de encontrar soluções.

Por isso, muitas empresas já olham para o profissional e buscam essas atividades extras. Esse envolvimento revelam que o profissional consegue pensar além das habilidades específicas de um cargo, o que é muito valorizado no ambiente corporativo.

A pesquisa Outras Formas de Trabalho, feita pelo IBGE em 2017, mostrou que 91% das pessoas que são voluntárias fazem esse trabalho por meio de empresas, organizações ou instituições.

Então, se você é candidato a alguma vaga, vale indicar no seu currículo se você já faz trabalho voluntário ou se tem interesse em participar de ações. Indique o período e a instituição.

Mas, cuidado, não vale sair correndo para entrar em um voluntariado só para preencher o CV e impressionar o chefe ou o recrutador.

Recrutadores costumam perguntar o que o candidato aprendeu com o trabalho voluntário. Então, fazer às pressas não vai resolver.

Se você tem perfil no LinkedIn, a rede social tem espaço próprio para indicar trabalhos voluntários ou interesse, inclusive. Preencha e detalhe.

O profissional precisa ter em mente que esse trabalho extra não é uma vantagem nem pode ser considerado como obrigação. A carreira é construída por mérito, capacidade, estudo. O trabalho voluntário agrega valores e indica características do profissional.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here