Conheça 10 benefícios do trabalho voluntário

0
11600
Benefícios do trabalho voluntário incluem redução do estresse

Você já ajudou alguém e depois ficou com aquela sensação de bem-estar? Pois isso realmente acontece. O nosso organismo reage a boas ações de forma positiva. Dessa forma, os benefícios do trabalho voluntário vão muito além de apoiar o próximo.

Pesquisas mostram que o trabalho voluntário ajuda na saúde física e mental. O autor Allan Luks reforça os benefícios no livro “The Healing Power of Doing Good” (o poder curativo de fazer o bem, na tradução livre do inglês; o livro não tem edição brasileira). “Quem realiza pelo menos quatro horas de trabalho voluntário por mês tem dez vezes mais chances de ter uma boa saúde do que quem não voluntaria”, escreve Luks.

Mas tem um porém. Praticar essa atividade tem que ser originada por um desejo genuíno de ajudar o próximo, não vale aquele voluntariado para colocar no perfil do LinkedIn. Do contrário, os efeitos podem ser anulados.

Segundo a Universidade de Michigan, os benefícios do trabalho voluntário chegam a acrescentar quatro anos de vida. Isso porque o voluntariado melhora a qualidade de vida. A satisfação em ajudar o outro necessitado reduz o estresse e libera neurotransmissores que elevam a sensação de bem estar.

Já um trabalho coordenado pela Escola de Medicina da Universidade de Exeter, no Reino Unido, revelou que voluntários têm uma mortalidade 20% menor comparada a quem não pratica essa atividade.

Outra conclusão: voluntários são menos propensos a sofrer de depressão.

Saiba quais são os benefícios do trabalho voluntário

O Boas Novas MG já mostrou quais são as características essenciais de quem ajuda o próximo — você pode conhecer várias iniciativas voluntárias na nossa Rede do Bem.

Agora, é a hora de descobrir quais são os benefícios do trabalho voluntário.

  1. Melhora a saúde física e mental
  2. Possibilita o descobrimento de novas habilidades
  3. Abre espaço para conhecer novas pessoas
  4. Reduz o estresse
  5. Evita a depressão
  6. Permite a aplicação de talentos pessoais
  7. Aumenta a sensação de realização
  8. Faz com que a pessoa se sinta valorizada
  9. Revela novas realidades e suas dificuldades
  10. Ensina a trabalhar em equipe

Então, está pronto para começar uma atividade altruísta e conhecer os benefícios do trabalho voluntário? E se você conhece alguma ação voluntária, conte para a gente! Ajude-nos aumentar a Rede do Bem em Minas Gerais!

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here