Tetraplégico cria dispositivo para tocar, pintar e competir

0
317
Tetraplégico, Dave Whalen criou o Jamboxx

As adversidades podem ser um estímulo à criatividade e à vontade de seguir em frente. Não importa o grau, o que conta nessa hora é a vontade de viver e de usufruir do que a vida tem de melhor. É o que vem acontecendo com um americano tetraplégico.

Em Nova York, Dave Whalen encantou um estádio lotado quando foi ao palco tocar uma versão do hino nacional americano em um dispositivo musical inventado por ele.

Aos 56 anos, ele é tetraplégico desde os 18 anos, quando sofreu um acidente enquanto esquiava. Para superar as limitações físicas, ele inventou uma espécie de gaita que se conecta a um computador.

Sua performance aconteceu no intervalo de um jogo de futebol americano, em Albany, capital do Estado de Nova York.

Chamado de Jamboxx, o instrumento conectado ao computador permite que pessoas com mobilidade limitada criem música com sua respiração. Mover o bocal para a esquerda ou para a direita determina qual nota é tocada.

Dave Whalen em uma competição | Foto: Divulgação

Tetraplégico, Whalen usa dispositivo para competir

Além de fazer música com o Jamboxx, Whalen também usa o dispositivo para pintura controlada pela respiração e para controlar um robô que foi montado em sua antiga cadeira de rodas.

Whalen, que é advogado e atua em Scotia, também em Nova York, ainda usa sua inovadora tecnologia para participar de competições de veleiros.

Veja o vídeo com a performance de Whalen

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira o seu comentário!
Por favor insira seu nome