Assim como já fez o Cristo Redentor, a Suíça decidiu projetar numa de suas montanhas mais altas as bandeiras de países mais afetados pelo coronavírus, entre elas a do Brasil. As projeções na montanha Matterhorn, em Zermatt, a mais conhecida dos Alpes Suíços, está sendo feita desde o dia 24 de março.
As cores da bandeira brasileira, verde, amarelo e azul, foram projetadas na montanha suíça, que também é conhecida como Monte Cervino, no último dia 21. Já foram exibidas as bandeiras da França, EUA, Índia, Japão, Alemanha, Reino Unido, Portugal e Espanha, além do Brasil.
“Ontem, Zermatt Matterhorn ficou iluminado com a bandeira do Brasil ?? em solidariedade ao povo brasileiro, que como nós, foi afetado pelo Covid-19. Esperamos que esse gesto ajude o Brasil ganhar força para superar esse momento”, escreveu a página da Embaixada da Suíça em sua página no Facebook, no dia seguinte à homenagem.
A projeção é do artista Gerry Hofstetter e as fotos são do fotógrafo Henry Maurer.
Cristo Redentor
No dia 18 de março, o Cristo Redentor, no Rio de janeiro, um dos principais cartões postais do país, se cobriu com as bandeiras de 150 países e mapas dos continentes que enfrentam a pandemia do coronavírus. No dia, houve uma solenidade e foram feitas orações, com a a projeção da hashtag #rezemosjuntos, lançada pelo Papa Francisco para mobilização pelas pessoas contaminadas pela Covid-19.
Profissionais de saúde
A pandemia da Covid-19 se espalhou pelo planeta e deixou assustados milhares e milhares de pessoas em quase todos os países. Na linha de frente contra esse inimigo ainda desconhecido, estão médicos, enfermeiros e vários outros profissionais que têm se desdobrado para ajudar as pessoas infectadas.
E, merecidamente, em todos os países, eles têm recebido homenagens e incentivo pelo trabalho que estão fazendo. No Brasil, por diversas vezes, a população reservou alguns minutos do dia para bater palmas para esses profissionais. Em vários municípios, de várias maneiras, as pessoas estão deixando seu agradecimento. Que continuem.