Sonho realizado: engenheiro mineiro viaja para o espaço

0
2069
O mineiro Victor HHespanha pouco antes de embarcar para o espaço. foto - Blue Origin - divulgação
O mineiro Victor HHespanha pouco antes de embarcar para o espaço. foto - Blue Origin - divulgação

O engenheiro de produção Victor Hespanha, de 28 anos, entrou para a história hoje, 4 de junho de 2022. Ele se tornou o primeiro civil brasileiro a ir para o espaço.  

“Pude ver o Brasil do espaço. Senti como se estivesse saindo do meu corpo”, explicou o engenheiro em entrevista coletiva após o pouso.

“O medo não importava – acrescentou Victor. Foi o dia mais feliz da minha vida, realizando um sonho de infância. Foi um passo extremamente importante, que desperta muita esperança, especialmente para nós brasileiros que passamos por momentos difíceis saindo da pandemia.”

Victor Hespanha fez parte da missão NS-21, da empresa espacial Blue Origin, do bilionário Jeff Bezos, o fundador da Amazon.

Do lançamento, às 10h26 (horário de Brasília), até o retorno à volta à Terra, o voo espacial da Blue Origin durou cerca de 10 minutos, atingindo mais de 100 km de altura acima do nível do mar. Por cerca de três minutos, a tripulação ficou em microgravidade, o que fez com que não sentissem o peso do corpo e flutuassem dentro da cabine,

O voo

Victor e seus companheiros de viagem ao espaço. Foto - Blue Origin
Victor e seus companheiros de viagem ao espaço. Foto – Blue Origin

O sistema utilizado pela Blue Origin, a empresa de Bezos, é semelhante ao da SpaceX, do bilionário Elon Musk. O foguete reutilizável New Shepard (18,3 metros de altura) decolou com a cápsula RSS First Step ocupada com as seis pessoas, sua capacidade máxima.

Quando atingiu 100 km de altura, a cápsula se desprendeu do foguete, que voltou sozinho para a base no deserto no oeste do Texas e pousou verticalmente. A cápsula deu uma voltinha pela gravidade quase zero e retornou com o auxílio de três grandes paraquedas alguns minutos depois. Os participantes da aventura puderam observar a Terra do espaço por cerca de três minutos.

Além do engenheiro Hespanha, que levou uma bandeira do Brasil na “mala”, o quinto voo tripulado da Blue Origin também contou com o empresário Evan Dick, a mexicana Katya Echazarreta (primeira mulher nascida no México a ir ao espaço), o empresário Hamish Harding e os investidores Jaison Robinson e Victor Vescovo.

Victor ganhou a viagem num sorteio. Se tivesse que pagar pela passagem, teria que desembolsar algo como 200 mil dólares (cerca de um milhão de reais). Quer saber como o mineiro ganhou o direito de ir ao espaço? Veja nessa matéria aqui.

O outro brasileiro que também já esteve no espaço é o astronauta e ex-ministro Marcos Pontes, que foi até a Estação Espacial Internacional em 2006.

Brasileiro disse que viu o Brasil do espaço. Foto - Blue Origin - divulgação
Brasileiro disse que viu o Brasil do espaço. Foto – Blue Origin – divulgação

(Atualizado)

Com agências internacionais

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here