Surfista Ítalo Ferreira conquista 1ª ouro do Brasil em Tóquio

0
1756
Surfista Ítalo Ferreira conquista o ouro na Olimpíada do Japão. Fotos - redes sociais
Surfista Ítalo Ferreira conquista o ouro na Olimpíada do Japão. Fotos - redes sociais

Ítalo Ferreira, um potiguar de 27 anos, conquistou o primeiro ouro olímpico do surf para o Brasil. Numa final emocionante, que teve até quebra da prancha do brasileiro na primeira rodada, Ítalo venceu o japonês Kanoa Igarashi. Foi também o primeiro ouro do Brasil na atual edição dos jogos.

“Eu vim com uma frase para o Japão: “diz amém que o ouro vem”. Treinei muito nos últimos meses e Deus realizou o meu sonho, de me dar a oportunidade de fazer o que eu amo. Ajudar as pessoas e a minha família. Foi entrar na água, sem pressão, e eu consegui o que eu queria”, afirmou Ítalo em entrevista à TV Globo.

O início da final olímpica não apontava para um bom dia para o brasileiro. Com um minuto e meio de prova, sua prancha quebrou. Campeão Mundial do surf em 2019, o experiente Ítalo manteve a calma e venceu com sobra o concorrente.

Ousado durante toda a bateria, apesar do percalço no início e da troca de duas pranchas, Ítalo Ferreira conseguiu três boas notas e foi deixando o adversário bem atrás. No somatório final, 15,14 contra 6,60 do rival. Dois minutos antes do final da prova, o brasileiro já sabia que tinha garantido o ouro.

Eu queria que minha avó estivesse viva para ver o que eu me tornei e consegui fazer, pelos meus pais e pelas pessoas que estão ao meu redor. Almejei bastante e sonhei. Todos os dias eu orei às 3h da manhã, pedindo a Deus que realizasse meu sonho”, afirmou o brasileiro.

O surfista brasileiro após uma bateria nos jogos do Japão
O surfista brasileiro após uma bateria nos jogos do Japão

Primeira prancha: tampa de caixa de isopor

Filho de pescador, Ítalo Ferreira começou no surf em Baia Formosa, Rio Grande do Sul, com 8 anos de idade, usando como prancha a tampa da caixa de isopor onde o pai, Luiz, guardava os peixes. A primeira prancha ele só ganharia aos 10 anos e no mesmo ano venceu o seu primeiro campeonato de surf na sua cidade.

“Nasci em um lugar lindo e que quase ninguém conhece. Comecei aos oito anos, pegando espuminha com um pedaço de madeira, só que não dava para ficar em pé. Aí eu pegava as tampas da caixa de isopor que meu pai usava para vender peixes. Aí, sim”, contou Ítalo em entrevista ao UOL.

Ítalo é um vencedor. Foi bicampeão mundial Pro Júnior, campeão brasileiro em 2014 e, no mesmo ano, classificou-se para integrar a Liga Mundial de Surfe (WSL), a elite do surfe mundial. Já na primeira temporada, em 2015, terminou como sétimo melhor do mundo e venceu o ‘Rookie Of The Year’ (o novato do ano).

Em 2019 Ítalo Ferreira foi campeão mundial da World Surf League (WSL), após uma vitória em Pipeline, no Havaí, sobre o bicampeão Gabriel Medina. Ítalo se tornou o terceiro brasileiro a conquistar o título mundial.

Primeira prancha foi tampa de uma caixa de isopor
Primeira prancha foi tampa de uma caixa de isopor

Com informações de G1 e UOL

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here